Modem: o que é, para que serve e quais tipos existem

Dispositivo recebe os dados da provedora de internet e os transmite para a casa dos usuários; saiba mais sobre o funcionamento
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 17/02/2024 19h20, atualizada em 08/03/2024 10h57
modem
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o modem não é a mesma coisa que um roteador e ambos detêm propósitos diferentes um do outro. O modem é costumeiramente fornecido pela empresa de internet residencial e serve exatamente para isso: fornecer internet. A seguir, confira mais informações sobre esta tecnologia e descubra os diferentes modelos de modem.

Leia mais:

O que é e para que serve o modem?

Dispositivo de rede 5G, roteador sem fio
Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock

O modem é um sistema de hardware oferecido por uma empresa prestadora de serviços de internet, e serve para que esta firma transmita a banda larga direto para sua casa. Isso porque o modem funciona como uma espécie de receptor: a empresa envia os dados da internet para ele por uma conexão externa, então, ele os recebe, analisa, e traduz estes dados para que os dispositivos da sua casa tenham acesso à banda larga.

Alguns modelos permitem que aparelhos eletrônicos se conectem por Wi-Fi, enquanto outros garantem a conexão apenas via cabo. No caso de usuários que detém uma rotina de navegação básica e estão fisicamente próximos do modem, não costuma ser necessário adquirir mais dispositivos. Entretanto, se o usuário precisa ficar distante do modem ou utiliza tecnologias mais exigentes, é indicado adquirir um roteador para ampliar o alcance do sinal do modem.

Quais tipos de modem existem?

Conforme o desenrolar dos avanços tecnológicos e a democratização de acesso à internet, diferentes modelos de modem fizeram história para permitir que pessoas físicas e jurídicas acessassem à internet. Há diferentes modelos pelo mercado –– alguns, inclusive, já descontinuados ––, veja alguns a seguir:

  • Modem roteador: é um híbrido entre modem e roteador, e tanto recebe o sinal de internet da empresa e os traduz, como o expande por um cômodo para aumentar seu alcance de sinal;
  • Cable modem: envia internet apenas a dispositivos fisicamente conectados ao hardware. Neste caso, é indicado utilizar um roteador para permitir a conectividade sem fio;
  • Modem por discagem telefônica: já descontinuado, este modelo utilizava a linha telefônica para entregar os dados de internet aos dispositivos;
  • Modem de satélite: utiliza satélites espaciais como intermediadores para enviar e receber dados.
Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.