Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o modem não é a mesma coisa que um roteador e ambos detêm propósitos diferentes um do outro. O modem é costumeiramente fornecido pela empresa de internet residencial e serve exatamente para isso: fornecer internet. A seguir, confira mais informações sobre esta tecnologia e descubra os diferentes modelos de modem.
Leia mais:
O modem é um sistema de hardware oferecido por uma empresa prestadora de serviços de internet, e serve para que esta firma transmita a banda larga direto para sua casa. Isso porque o modem funciona como uma espécie de receptor: a empresa envia os dados da internet para ele por uma conexão externa, então, ele os recebe, analisa, e traduz estes dados para que os dispositivos da sua casa tenham acesso à banda larga.
Alguns modelos permitem que aparelhos eletrônicos se conectem por Wi-Fi, enquanto outros garantem a conexão apenas via cabo. No caso de usuários que detém uma rotina de navegação básica e estão fisicamente próximos do modem, não costuma ser necessário adquirir mais dispositivos. Entretanto, se o usuário precisa ficar distante do modem ou utiliza tecnologias mais exigentes, é indicado adquirir um roteador para ampliar o alcance do sinal do modem.
Conforme o desenrolar dos avanços tecnológicos e a democratização de acesso à internet, diferentes modelos de modem fizeram história para permitir que pessoas físicas e jurídicas acessassem à internet. Há diferentes modelos pelo mercado –– alguns, inclusive, já descontinuados ––, veja alguns a seguir:
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de março de 2024 10:57