Quanta vida já existiu na Terra?

A partir de quanto carbono inorgânico tornou-se moléculas orgânicas essenciais, os cientistas puderam calcular quanta vida existiu no planeta
Por Mateus Dias, editado por Flavia Correia 21/02/2024 14h09
A partir de quanto carbono inorgânico tornou-se moléculas orgânicas essenciais, os pesquisidores conseguiram calcular quanta vida existiu
A partir de quanto carbono inorgânico tornou-se moléculas orgânicas essenciais, os pesquisidores conseguiram calcular quanta vida existiu (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As hipóteses mais consideradas para o surgimento da vida na Terra sugerem que ela se originou há 3,8 bilhões de anos. Mas, você já parou para pensar quanta vida já existiu no planeta e quanto ainda poderá existir? Em um novo estudo, um grupo de pesquisadores conseguiu fazer algumas estimativas.

Um artigo publicado recentemente na revista Current Biology, conduzido por cientistas do Weizmann Institute of Science e do Smith College, nos EUA, usaram dados sobre a quantidade de carbono que já foi absorvido a partir da produção primária para fazer os cálculos.

Folhas de uma árvore em um campo verdejante formam a palavra CO₂
Com base na quantidade de carbono que já foi absorvido a partir da produção primária na Terra, cientistas estimam quanta vida já habitou o planeta. Crédito: petrmalinak/Shutterstock

Leia mais:

Produção primária e carbono

Anualmente, cerca de 200 bilhões de toneladas de carbono inorgânico, presentes na atmosfera e no oceano, são absorvidas a partir da produção primária. Moléculas como dióxido de carbono e bicarbonato são transformadas em energia e usadas para construir substâncias orgânicas que são essenciais para a vida. 

Para descobrir quanto de carbono já havia sido absorvido no passado, os pesquisadores utilizaram rochas sedimentares para reconstruir os ambientes passados. A partir da análise da composição isotópica do oxigênio em sulfetos de antigos depósitos de sal, os pesquisadores estimaram que cerca de 100 quintilhões de toneladas de carbono passaram pela produção primária desde o início da vida.  

Vida na Terra

Combinando os dados de produção primária com informações sobre quais organismos conduziam a produção primária em diferentes períodos, os pesquisadores puderam estimar quanta vida já existiu na Terra e quanta vida ainda poderá existir.

Apesar dos organismos terem diferentes quantidades de células, e essas terem diferentes tamanhos, isso acabou não sendo levado tanto em consideração pelos pesquisadores. Isso porque os seres unicelulares dominam as populações celulares.

  • Assim, estima-se que existem hoje 1030 células vivas;
  • Em toda existência da vida na Terra, os cálculos apontam que existiu entre 1039 e 1040 células; 
  • Além disso, com base em quanto tempo a biosfera da Terra ainda existirá, cerca de 2 bilhões de anos, os pesquisadores estipularam que 1040 células ocuparão a Terra.

Tabela de denominação de números grandes

Agora, com esses números, os pesquisadores por trás da pesquisa pretendem continuar seguindo o estudo. O objetivo será entender o que seria da vida na Terra se a fotossíntese oxigenada e a endossimbiose nunca tivessem acontecido.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.