Seattle será pioneira nos Estados, tornando-se a primeira cidade do país que vai implantar ônibus elétricos de dois andares com tecnologia de carregamento indutivo sem fio. As informações partem do site Electrek.

Leia mais:

33 ônibus elétricos já foram encomendados por uma agência de transporte público de Seattle, a Sound Transit. Os modelos de dois andares são da Alexander Dennis e foram batizados de Enviro500EV. Outros 15 ônibus elétricos articulados estão no pedido.

O carregamento desses veículos ocorrerá pela alimentação mediante carregadores indutivos subterrâneos de 13.300 kW. Esses dispositivos virão de uma empresa da Pensilvânia, focada em fabricar carregadores sem fio para veículos elétricos.

publicidade

Os ônibus elétricos vão rodar pelas ruas de Seattle em 2026

  • O prazo estimado para entrega dos ônibus elétricos na cidade de Seattle é 2026.
  • Os modelos vão contar com o Voith Electrical Drive System, uma configuração que garante aos ônibus um armazenamento de energia prolongado.
  • Quem ficará responsável pela construção dos veículos é uma montadora parceira da Alexander Dennis, a Big Rig Manufacturing; apesar de ser uma companhia com sede no Reino Unido, a fabricação ocorrerá nos Estados Unidos.

A tecnologia de carregamento sem fio que será usada já está atualmente em uso ou programada para implantação em cerca de 100 ônibus elétricos em todo o estado de Washington. Além disso, 35 novas bases de carregamento sem fio subterrâneas serão construídas.

Para aproveitar as fontes de energia renovável da região, a Sound Transit pretende carregar os ônibus elétricos de Seattle durante as rotas que eles seguirão ou nos depósitos dos veículos. As rotas desses veículos deverão ligar as áreas norte, leste e sul do Lago Washington.