Mulheres na ciência: Olhar Espacial recebe física brasileira da NOAA e jovem palestrante

O Programa Olhar Espacial recebe duas convidadas com forte atuação em movimentos que incentivam a participação feminina na ciência
Flavia Correia23/02/2024 09h55, atualizada em 23/02/2024 16h00
meninas-e-mulheres-na-astronomia.png
Crédito: União Astronômica Internacional (IAU)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A União Astronômica Internacional (IAU) desenvolveu o projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, que apoia eventos que reconhecem o papel das mulheres no avanço da ciência e incentiva todas, dentro e fora do espectro de gênero, a considerar carreiras voltadas ao espaço.

Esse projeto está ativo ao longo de todo ano, com um foco especial entre duas Jornadas Internacionais adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro, e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. 

Como parte dessa iniciativa, o Programa Olhar Espacial vai dedicar quatro sextas-feiras à participação feminina na astronomia, recebendo a cada edição uma astrônoma experiente para um bate papo com uma jovem com interesse em seguir carreira na ciência. 

Na semana passada, o episódio de estreia da série contou com a participação de Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional há 45 anos, e da jovem Raissa Carvalho, que faz um belo trabalho de divulgação da astronomia nas redes sociais. Confira o programa na íntegra aqui.

E nesta sexta-feira (23), o segundo episódio recebe a física espacial Alessandra Abe Pacini e Giovanna Veronez, jovem divulgadora científica do Grupo InSpace, onde atua dando palestras educativas sobre ciência e participando de projetos científicos e educacionais. Giovana faz parte também de outras iniciativas de incentivo à participação feminina na ciência, como o Garotas na Ciência, da Girl Up, e  que inclusive é presidido por ela. 

Alessandra Abe Pacini e Giovanna Veronez são as convidadas desta sexta-feira (23) do Programa Olhar Espacial. Créditos: Fundo: Triff – Shutterstock / Fotos: Arquivo pessoal / Montagem: Olhar Digital

Elas vão conservar sobre clima espacial, atividade solar, carreira no exterior e como algumas iniciativas simples podem inspirar meninas a buscar uma carreira na ciência.

Licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC) e PhD em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia, Alessandra tem como principal foco de estudo a Heliofísica, a Física Solar e o Clima Espacial. 

Atualmente, ela é cientista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), no estado do Colorado, EUA.Também é a escritora da coleção de livros Girls In Space, sobre ciências espaciais para crianças, e lidera projetos de educação e divulgação científica associados. 

É criadora do canal O que Diz a Física – Ale Pacini, no YouTube, e mentora do programa Space4Women, do escritório da ONU para assuntos espaciais. Além disso, é presidente da Comissão Especial para Igualdade de Gênero da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e coordenadora da Comissão de Física de Plasmas da Sociedade Brasileira de Física.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.