O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na manhã desta sexta-feira (23) um alerta laranja para temporais com riscos de ventos intensos, corte de energia, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas. Desta vez a previsão vale para quase todos os estados do Brasil.

Leia mais:

publicidade

O que diz o Inmet

  • A região Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país estão em alerta laranja para tempestades, raios e ventania até sábado, 24 de fevereiro.
  • O alerta indica “situação meteorológica perigosa”. A recomendação é acompanhar a previsão do tempo, evitar riscos desnecessário e seguir as instruções das autoridades da sua região.
  • Segundo as previsões, os temporais podem ganhar força até sábado, podendo atingir volumes de até 60 mm de chuva por hora com possibilidade de forte ventania.
Região Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste estão em alerta laranja para tempestades. Imagem: INMET

INMET publica aviso iniciando em: 23/02/2024 10:20. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta divulgado pelo Inmet

Os estados que serão mais afetados pela chuva

Região Sudeste

Conforme o mapa divulgado pelo Inmet, apenas o norte de São Paulo será afetado pela chuva, o mesmo vale para a divisa do Rio de Janeiro com SP e MG. O último deve ser o mais atingido pelos temporais, incluindo a capital Belo Horizonte.

Região Nordeste

Para o Nordeste, a Bahia também será parcialmente afetada pelos temporais, assim como Paraíbe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Diferente do Ceará, Piauí e Maranhão, todos totalmente dentro da área em laranja.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, por sua vez, a chuva ficará mais concentrada no Mato Grosso, caindo apenas no norte de Mato Grosso do Sul.

Região Norte

Por fim, na região Norte, a chuva cai com mais força em todo o estado do Acre, Rondônia e Tocatins. Afetando parcialmente o Pará e o Amazonas.

Recomendações de segurança

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos da tomada;
  • Para mais informações, procure a Defesa Civil (pelo tlefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193) da sua cidade.