Nova “borracha mágica” do Windows Fotos é alimentada por IA

A Microsoft está lançando uma borracha generativa que, com tecnologia de IA, tem mais precisão na hora de apagar partes de uma foto
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 23/02/2024 18h50
windows
Imagem: mundissima/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Windows vai passar a ter sua própria “borracha mágica” para modificar fotos com base na tecnologia de inteligência artificial. Trata-se de uma borracha generativa que oferece uma maneira fácil de remover elementos indesejados das fotos. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

Já havia no Windows Fotos uma ferramenta que removia partes de uma imagem para o usuário, chamada Spot Fix. Contudo, a borracha que faz remoção generativa é uma versão aprimorada desse recurso, afirma a Microsoft.

Conforme a gigante da tecnologia revela, a borracha generativa de IA tem a capacidade de alcançar resultados “mais uniformes e realistas”. Seu potencial de remover elementos de imagem com perfeição é bem explorado mesmo quando objetos grandes, como espectadores ou uma desordem de elementos no fundo precisam ser removidos de uma imagem.

Concorrentes já possuem suas versões da “borracha mágica”

  • A borracha alimentada por inteligência artificial da Microsoft não é um recurso pioneiro na indústria.
  • Google e Samsung já haviam lançado ferramentas similares para celular.
  • No caso do Google, o recurso só era compatível com os modelos Pixel, mas foi posteriormente disponibilizado em aparelhos mais antigos.

A vantagem da borracha da Microsoft é que, enquanto os concorrentes lançaram o recurso para celular, a borracha mágica do Windows é usável em um desktop ou laptop com o sistema operacional da empresa.

Imagem: Divulgação/Microsoft

Para começar a usar a borracha mágica, basta escolher, dentro do Windows Fotos, a opção “Apagar”. Então, usar o cursor em forma de pincel para selecionar os elementos que deseja remover da foto. O pincel é ajustável, ficando maior ou menor conforme o desejo do usuário, o que auxilia na seleção de elementos mais finos ou mais grossos em uma imagem.

Vale ressaltar, entretanto, que o recurso ainda não está lançado oficialmente para todos os usuários do Windows, e apenas alguns usuários receberam a versão para testes nos sistemas do Windows 10 e Windows 11.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.