O Windows vai passar a ter sua própria “borracha mágica” para modificar fotos com base na tecnologia de inteligência artificial. Trata-se de uma borracha generativa que oferece uma maneira fácil de remover elementos indesejados das fotos. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

Já havia no Windows Fotos uma ferramenta que removia partes de uma imagem para o usuário, chamada Spot Fix. Contudo, a borracha que faz remoção generativa é uma versão aprimorada desse recurso, afirma a Microsoft.

Conforme a gigante da tecnologia revela, a borracha generativa de IA tem a capacidade de alcançar resultados “mais uniformes e realistas”. Seu potencial de remover elementos de imagem com perfeição é bem explorado mesmo quando objetos grandes, como espectadores ou uma desordem de elementos no fundo precisam ser removidos de uma imagem.

publicidade

Concorrentes já possuem suas versões da “borracha mágica”

  • A borracha alimentada por inteligência artificial da Microsoft não é um recurso pioneiro na indústria.
  • Google e Samsung já haviam lançado ferramentas similares para celular.
  • No caso do Google, o recurso só era compatível com os modelos Pixel, mas foi posteriormente disponibilizado em aparelhos mais antigos.

A vantagem da borracha da Microsoft é que, enquanto os concorrentes lançaram o recurso para celular, a borracha mágica do Windows é usável em um desktop ou laptop com o sistema operacional da empresa.

Imagem: Divulgação/Microsoft

Para começar a usar a borracha mágica, basta escolher, dentro do Windows Fotos, a opção “Apagar”. Então, usar o cursor em forma de pincel para selecionar os elementos que deseja remover da foto. O pincel é ajustável, ficando maior ou menor conforme o desejo do usuário, o que auxilia na seleção de elementos mais finos ou mais grossos em uma imagem.

Vale ressaltar, entretanto, que o recurso ainda não está lançado oficialmente para todos os usuários do Windows, e apenas alguns usuários receberam a versão para testes nos sistemas do Windows 10 e Windows 11.