Stephen King é um renomado autor de terror, fantasia e ficção científica, conhecido por sua vasta bibliografia que foi amplamente adaptada para o cinema, televisão, quadrinhos e videogames. 

Por isso, decidimos compilar uma lista das 10 melhores versões cinematográficas das obras de Stephen King. E focamos nas que estão atualmente disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Oldflix. 

publicidade

Para encontrá-las facilmente em qualquer uma dessas plataformas é fácil. Basta digitar o nome completo de “Stephen King” na barra de pesquisa, e as sugestões apresentarão as adaptações de King disponíveis em seus catálogos.

22.11.63 (2016)

“22.11.63” (2016) / Crédito: Hulu (divulgação)

Série adaptada do romance homônimo. Na trama, um professor do ensino médio (interpretado por James Franco) que descobre uma forma de viajar no tempo e decide voltar para o passado na tentativa de evitar o assassinato de John F. Kennedy. 

publicidade

O título da obra corresponde à data em que esse evento histórico ocorreu, em 22 de novembro de 1963. 

Esta é uma das adaptações de Stephen King para minissérie mais bem-sucedidas pela crítica especializada.

publicidade

A série está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Leia também:

publicidade

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

“It — Capítulo Dois” (“It Chapter Two”, 2019) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Dirigido por Frank Darabont, “Um Sonho de Liberdade”conquistou uma base de fãs fervorosa ao longo dos anos e  é considerado  o melhor filme de todos os tempos pelos usuários do IMDb. 

Baseado na novela “Rita Hayworth and Shawshank Redemption”, parte da coletânea “As Quatro Estações”, o filme se desenrola na fictícia prisão de Shawshank , explorando temas de redenção, esperança, amizade e injustiça. 

A trama narra a história de um banqueiro (Tim Robbins), condenado a duas prisões perpétuas por um crime que ele alega não ter cometido. Ao fazer uma profunda amizade com um detento mais velho (Morgan Freeman), ele concebe um audacioso plano de fuga da penitenciária.

O filme está disponível para assinantes do HBO Max.

It – A Coisa (2017) e It – Capítulo Dois (2019)

“It — Capítulo Dois” (“It Chapter Two”, 2019) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Os filmes “It: A Coisa” e “It: Capítulo Dois” são adaptações cinematográficas do romance “It”. Para manter a fidelidade à narrativa extensa do livro, a história se dividiu em dois filmes distintos. Essa divisão se alinha naturalmente com a estrutura do livro, que se desdobra em duas partes separadas, cada uma ocorrendo em épocas diferentes. 

O primeiro filme se concentra na primeira metade da história, em 1988, quando as crianças enfrentam o maligno Pennywise, uma criatura metamorfa que encarna a forma de um palhaço. 

Já o segundo filme aborda a segunda parte da narrativa, na qual os personagens, agora adultos, retornam à cidade fictícia de Derry, no Maine, em 2015, para confrontar novamente Pennywise.

Os dois filmes estão disponíveis para assinantes do HBO Max.

Jogo Perigoso (Gerald’s Game, 2017)

“Jogo Perigoso” (“Gerald’s Game”, 2017) / Crédito: Netflix (divulgação)

Baseado no romance homônimo, este longa é dirigido por Mike Flanagan, um dos principais nomes do terror em Hollywood da atualidade. 

A história começa com um casal que decide passar um fim de semana em uma casa isolada e se envolve em um jogo sexual com algemas. No entanto, a situação se torna um pesadelo quando o marido tem um ataque cardíaco e morre, deixando a esposa algemada na cama. 

A maior parte do filme se passa dentro do quarto, onde a mulher luta para sobreviver enfrentando a desidratação, a fome e confrontando seus traumas de infância que se manifestam de maneira assustadora.

O filme está disponível para assinantes da Netflix.

Louca Obsessão (Misery, 1990)

“Louca Obsessão” (“Misery”, 1990) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Rob Reiner dirigiu este filme de suspense e terror baseado no romance homônimo. Estrelado por James Caan e Kathy Bates, este filme foi um sucesso de bilheteria e de crítica.

Na história, um famoso escritor de romances (Caan) sofre um acidente de carro durante uma tempestade e é resgatado por Annie Wilkes, uma enfermeira e sua auto-proclamada fã. Annie o leva para sua casa isolada, mas quando descobre que o autor matou sua personagem favorita em seu novo livro, ela se torna obsessiva e o mantém aprisionado, forçando-o a escrever uma nova história.

Kathy Bates recebeu aclamação da crítica e um Oscar de Melhor Atriz por sua atuação como Annie Wilkes. A personagem é sempre lembrada como uma das vilãs mais marcantes do cinema.

O filme está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

O Nevoeiro (The Mist, 2007)

“O Nevoeiro” (“The Mist”, 2007) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)

Dirigido por Frank Darabont e baseado na novela homônima, “O Nevoeiro” é um filme de terror que explora temas como o medo e a natureza humana em situações extremas. O longa também conta com um final surpreendente e polêmico.

Após uma tempestade devastadora, uma misteriosa névoa cobre uma pequena cidade do Maine. Um pintor e seu filho acabam ficando presos em um supermercado local com outros moradores. Ao decorrer da trama, eles descobrem que a névoa esconde criaturas mortais. 

O filme explora os conflitos que surgem entre essas pessoas que estão presas no supermercado. Elas são levadas à paranoia e têm visões diferentes sobre como lidar com a ameaça das criaturas na névoa. 

O filme está disponível para assinantes do HBO Max.

“O Nevoeiro” também foi adaptado para uma série de televisão em 2017, que está disponível na Netflix.

Conta Comigo (Stand by Me, 1986)

“Conta Comigo” (“Stand by Me”, 1986) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Sob a direção de Rob Reiner, este “coming-of-age” é uma adaptação do conto “O Outono da Inocência — O Corpo” (The Body), que faz parte da coletânea “As Quatro Estações” (Different Seasons). Amplamente elogiada tanto pela crítica quanto pelo público, esta é uma das adaptações cinematográficas mais bem-sucedidas de King.

A trama se desenrola na década de 1950, e é narrada por Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor que relembra um evento marcante de sua infância. Quando tinha 12 anos, Gordie (Wil Wheaton) e seus amigos Chris (River Phoenix), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O’Connell) decidem embarcar em uma jornada para encontrar o corpo de um garoto desaparecido. 

O filme está disponível para assinantes da Netflix.

Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983)

“Na Hora da Zona Morta” (“The Dead Zone”, 1983) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

O cineasta David Cronenberg é responsável por uma das melhores adaptações de Stephen King para as telonas. Aclamado pela crítica, o filme é um suspense intrigante que captura a essência da obra original. 

Baseado no romance de mesmo nome, a produção é estrelada por Christopher Walken no papel de Johnny Smith, um professor de escola secundária que, após um acidente de carro quase fatal, entra em coma por cinco anos. Quando finalmente acorda, descobre que ganhou uma habilidade extraordinária que lhe permite ver o passado e o futuro das pessoas com as quais ele entra em contato físico. 

O filme está disponível para assinantes do Oldflix.

O romance “The Dead Zone” também ganhou uma adaptação para a TV de 2002 a 2007, em uma série de 6 temporadas conhecida no Brasil como “O Vidente”. Protagonizada por Anthony Michael Hall, esta série está disponível para assinantes do Paramount+.

Carrie, a Estranha (Carrie, 1976)

“Carrie, a Estranha” (“Carrie”, 1976) / Crédito: United Artists (divulgação)

A adaptação do romance homônimo de Stephen King, “Carrie, a Estranha” é um clássico do terror americano. Um dos trabalhos mais famosos do mestre Brian De Palma, esse filme foi um sucesso de bilheteria e crítica na época de seu lançamento. Além disso, influenciou gerações de filmes de terror subsequentes.

A história gira em torno de Carrie White (Sissy Spacek), uma jovem tímida e reprimida, que sofre bullying constante na escola por seus colegas de classe e em casa por sua mãe fanática religiosa. O que ninguém sabe é que Carrie possui habilidades telecinéticas. Quando a pressão sobre ela se torna insuportável, eventos sobrenaturais começam a ocorrer.

O filme está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

O Iluminado (The Shining, 1980)

Cena de O Iluminado
‘O Iluminado’ (1980) é um dos clássicos de Stanley Kubrick no catálogo da HBO Max (Imagem: Reprodução)

Esta obra de Stanley Kubrick, embora tenha diferenças significativas em relação ao livro de Stephen King, tem um amplo reconhecimento da crítica, e figurando constantemente nas de melhores filmes de todos os tempos. O longa é famoso por suas imagens perturbadoras, cenas memoráveis e performances excepcionais. 

A história gira em torno de um escritor aspirante (Jack Nicholson) que lida com um bloqueio criativo e decide aceitar um emprego de zelador de inverno em um hotel isolado nas montanhas. Ele se muda para o local com sua esposa (Shelley Duvall) e filho, este último dotado de habilidades psíquicas. À medida que a trama se desenrola, eventos sobrenaturais bizarros começam a ocorrer, levando o pai à beira da loucura.

O filme está disponível para assinantes do HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!