O Google anunciou que o aplicativo independente Google Pay, sistema de pagamento por aproximação, será oficialmente encerrado nos EUA, país onde ainda operava normalmente. De acordo com a empresa, medida vem como um esforço para unificar e simplificar seus métodos de pagamento. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O Google Pay foi amplamente substituído pelo Google Wallet em 2022; 
  • O app Google Wallet é a nova carteira virtual da empresa. Ela armazena versões digitais de cartões e outros documentos pessoais, possibilitando o pagamento por aproximação. O Google Pay apenas realizava pagamentos sem contato; 
  • O Google Pay será descontinuado nos Estados Unidos em 4 de junho de 2024; 
  • O sistema de carteira digital continuará ativo em Cingapura e Índia devido às “necessidades únicas desses países”; 
  • Como parte da suspensão de uso, o Google removerá os pagamentos ponto a ponto (P2P), possibilidade de gerenciar saldo, entre outros recursos; 
  • Os usuários poderão transferir seu saldo do Google Pay para uma conta bancária após 4 de junho de 2024 usando o site oficial do app; 
  • Vale pontuar que apenas o aplicativo independente Google Pay está sendo encerrado nos EUA, não o serviço real. Ele ainda estará disponível pelo Google Wallet. 

Leia mais! 

Segundo divulgado pelo Engadget, o Google Wallet já possui cinco vezes mais usuários em 180 países que o GPay, isso porque ele pode lidar com mais do que apenas pagamentos: além de cartões de crédito e débito, ele armazena passes de transporte, identidades estaduais, carteiras de motorista, chaves virtuais de carros e muito mais.  

publicidade

Vale lembrar que o Wallet, na verdade, foi lançado em 2011, antes até do Apple Pay (2014). Em 2015, no entanto, chegou o Android Pay, com o qual o Wallet foi integrado e rebatizado de Google Pay (em 2018). Para além disso, o Google também lançou nos EUA um cartão de débito pré-pago chamado ‘Google Wallet’, tornando a confusão de nomes e serviços ainda maior. 

Agora, segundo a empresa, tudo estará unificado ao aplicativo Google Wallet — a menos que a empresa mude de ideia novamente. 

Para simplificar a experiência do aplicativo, a versão americana do aplicativo independente Google Pay não estará mais disponível para uso a partir de 4 de junho de 2024. Você pode continuar acessando os recursos mais populares, como tocar para pagar em lojas e gerenciar formas de pagamento, diretamente de Google Wallet, que é usado cinco vezes mais que o aplicativo Google Pay nos EUA. 

Google em comunicado.