A Apple tomou decisão surpreendente ao cancelar seus esforços para construir um carro elétrico, abandonando assim um dos projetos mais ambiciosos de sua história.

A notícia pegou os quase dois mil funcionários que trabalhavam no projeto de surpresa, mas a empresa garante que eles serão realocados para a divisão de inteligência artificial (IA). A decisão foi tomada pelo COO Jeff Williams e Kevin Lynch, vice-presidente do projeto, segundo fontes da Bloomberg.

publicidade

Leia mais:

Os dois executivos afirmaram que o carro da Apple começou a desacelerar e que muitos dos funcionários (não todos, portanto) sairão da divisão Special Groups Project (SPG) e passarão a responder para John Giannandrea, responsável pela divisão de IA da empresa da maçã.

publicidade

Sonho ambicioso que acabou

  • O projeto do carro da Apple teve dificuldades desde o início, com constantes mudanças na liderança e estratégia da equipe ao longo dos anos;
  • A decisão de encerrá-lo foi tomada recentemente pelos executivos mais seniores da Apple, após meses de deliberação;
  • O veículo estava sendo pensado para ser vendido por cerca de US% 100 mil (R$ 493,66 mil, em conversão direta);
  • A empresa estava considerando adiar o lançamento do carro para 2028, mas a falta de margens de lucro esperadas e os altos custos tornaram o projeto inviável no momento;
  • Ainda que seja uma grande decepção para a Apple e seus funcionários, a decisão de realocá-los para a divisão de inteligência artificial mostra novo foco estratégico da empresa;
  • Os projetos de IA generativa se tornaram prioridade, demonstrando o direcionamento dos esforços da Apple para inovações tecnológicas além do setor automotivo.

Apple defende o iMessage contra futuros ataques de computação quântica

A equipe de segurança da Apple afirma ter alcançado um avanço em mensagens de ponta a ponta. Com o lançamento iminente do iOS 17.4, iPadOS 17.4, macOS 14.4 e watchOS 10.4, a empresa está introduzindo um novo protocolo criptográfico chamado PQ3 no iMessage, que promete oferecer ainda mais robustez na criptografia e defesas contra sofisticados ataques de computação quântica.

Leia a matéria completa aqui