A Amazon Web Services México (AWS), uma unidade da Amazon, vai investir mais de US$ 5 bilhões (quase R$ 25 bilhões) na construção de um cluster de data centers em território mexicano. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (26) em meio à crescente demanda por serviços em nuvem.
Leia mais
- Amazon Web Services lançará ‘nuvem soberana’ na Europa
- Amazon lança o Q, IA voltada para empresas; conheça
- Justiça dos EUA marca data de julgamento da Amazon
O cluster será construído no estado de Querétaro. Segundo a Amazon, o valor total do investimento será distribuído pelos próximos 15 anos. De acordo com Ruben Mugartegui, chefe da unidade da Amazon Web Services México, foram pelo menos cinco anos desenvolvendo o projeto. Não foi informado quando a construção deve ser finalizada.
Atualmente, a AWS atende clientes como a operadora de teatro mexicana Cinépolis, a bolsa de valores BIVA, a companhia aérea Aeromexico e governos locais.
A computação em nuvem ajuda as empresas a acessarem serviços de tecnologia, como armazenamento e bancos de dados pela internet, acabando com a necessidade de possuir e manter data centers e servidores físicos. Além disso, podem reduzir os custos em cerca de 20%. As informações são da Reuters.
México está atraindo investimentos estrangeiros
- A Amazon investiu mais de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões) no México desde a chegada da empresa ao país, em 2015.
- O novo investimento ocorre em meio ao chamado nearshoring, a tendência de empresas realocarem negócios da Ásia para mais perto dos Estados Unidos após interrupções nas cadeias de suprimentos causadas pela pandemia de Covid-19.
- O governo mexicano tem buscado atrair investimentos estrangeiros com iniciativas como um decreto publicado no ano passado concedendo incentivos fiscais para empresas que queiram transferir operações para o território mexicano.
- A Amazon não confirmou se recebeu algum benefício fiscal, mas observou que trabalha de forma próxima e eficiente com o governo.
- Além disso, observou que as empresas que se mudaram para o México estão entre as candidatas a se tornarem novos clientes.