Com início do mês de março, a OpenAI se prepara para nomear os novos membros do conselho da startup, conforme relatou uma fonte ao The Washington Post. A mudança, segundo o tabloide, deve encerrar finalmente o ‘climão’ na empresa, que começou após o antigo grupo demitir Sam Altman, o CEO e ‘rosto’ da startup.
Relembrando:
- Em novembro de 2023, o conselho da OpenAI decidiu demitir ninguém menos que o CEO da empresa, Sam Altman;
- O que a companhia não esperava era a reação extremamente negativa do mercado, funcionários e investidores da startup;
- Com uma crise instalada, investidores alertaram a OpenAI sobre a possibilidade de um impacto de US$ 86 bilhões em suas ações;
- A Microsoft, apoiadora da empresa, entrou na discussão, bem como membros que eram contra a demissão do executivo. A dona do ChatGPT achou melhor então readmitir Altman — tudo isso aconteceu em menos de uma semana;
- O CEO só aceitou o retorno, no entanto, a partir da reformulação do conselho que decidiu pelo seu corte.
Leia mais!
- Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por visarem lucro com IA
- OpenAI e Microsoft são processadas por violação de direitos autorais
- ChatGPT vs. Gemini: qual assinatura de IA vale mais a pena?
Desde o vai e volta, que abalou o mercado, o novo conselho da OpenAI está em busca de seis membros com experiência em áreas que vão desde tecnologia até segurança e política. A Microsoft, por exemplo, deve ocupar uma posição de observadora sem direito a voto, conforme anunciado pelo próprio Altman no ano passado.
Salvo a big tech, maior apoiadora da startup, é improvável que outros investidores consigam uma cadeira no novo conselho.
De acordo com a Reuters, a OpenAI ainda não se pronunciou sobre um futuro anúncio. Relembre aqui o primeiro ano do ChatGPT.
Sam Altman investigado
Começando a nova era OpenAI com tudo, Altman mal retornou e já tem mais um problema para resolver: a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) iniciou uma investigação contra o CEO por ele, supostamente, ter enganado os investidores da empresa. Entenda tudo aqui!