Quer relembrar o enredo da primeira parte de Duna, lançada em 2021, antes de embarcar na segunda parte, que estreou na última quinta-feira (29) nos cinemas? Então aqui vai uma dica rápida: o primeiro filme está disponível no Prime Video, da Amazon, e no Max (antigo HBO Max).

Quem conta ambas as partes desta história é o cineasta Denis Villeneuve, com cinematografia de Greg Fraser (Rogue One e The Batman) – daí o apelo nas redes sociais, diga-se. A epopeia de ficção científica se baseia no livro homônimo (de 620 páginas!) escrito por Frank Herbert.

publicidade

Leia mais:

Anteriormente, em Duna

Na primeira parte desta história, o duque Leto Atreides (Oscar Isaac) administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos.

publicidade

Paul Atreides (Timothée Chalamet), seus servos e concubina lady Jessica (Rebecca Fergunson) vão para Duna, a mando do duque, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição pela posse da “melange” faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto. Nesta comunidade, Paul conhece Chani (Zendaya).

Já na segunda parte de Duna (confira as primeiras impressões), Paul se une a Chani e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. E o rapaz está prestes a se tornar uma espécie de messias para a galáxia.

publicidade

Uma jornada espiritual, mística e marcial se inicia. Para se tornar Muad’Dib, enquanto tenta prevenir o futuro horrível, mas inevitável que ele testemunhou, Paul Atreides vê uma Guerra Santa em seu nome, espalhando-se por todo o universo conhecido.

Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, Paul deve evitar um futuro terrível que só ele pode prever. Se tudo sair como planejado, ele poderá guiar a humanidade para um futuro promissor.

publicidade

Meses no deserto

Pôster do filme Duna - Parte 2
(Imagem: Divulgação)

Um dos diferenciais de Duna: Parte 2, apontado pelo próprio diretor, foi a paisagem utilizada nas gravações. Villeneuve confirmou que o elenco do filme passou quase um mês filmando no deserto.

O cineasta elogiou a localização e os serviços fornecidos pela Abu Dhabi Film Commission e pela produtora Epic Films, com sede nos Emirados Árabes Unidos, num vídeo promocional de bastidores. Segundo ele, o Oásis Liwa de Abu Dhabi forneceu uma parte substancial da paisagem do planeta desértico Arrakis, lar dos vermes de areia.

Duna é sobre a relação dos humanos com a natureza. Foi importante para mim trazer essa natureza para a tela, sentir que há algo que parece real, que parece tátil.

Denis Villeneuve, diretor de Duna 2