A descoberta de ferramentas feitas de pedra de 1,4 milhão de anos pode reescrever a história como conhecemos. Arqueólogos encontraram os materiais no sítio arqueológico de Korolevo, no oeste da Ucrânia. Segundo eles, os artefatos são os mais antigos da Europa e foram produzidos por nossos ancestrais Homo erectus (possivelmente pelo primeiro deles a pisar no continente europeu).

Ferramentas foram encontradas em sítio arqueológico localizado no oeste da Ucrânia (Imagem: Roman Garba)

Colonização da Europa pode ter se dado a partir do leste

As ferramentas foram localizadas no leito de um rio e haviam sido feitos no estilo Oldowan, a forma mais primitiva de fabricação de utensílios humanas. Materiais semelhantes foram encontradas nos locais mais antigos conhecidos de ocupação humana na África, Europa e Ásia.

A descoberta, segundo os pesquisadores, pode alterar a teoria aceita atualmente de como os antigos humanos chegaram à Europa vindos da África. As informações são do El País.

Durante muito tempo, o estudo da evolução humana no nosso continente esteve focado em França ou Espanha, enquanto quase nada se sabia sobre a Europa Central e Oriental. Nossa descoberta mostra que os primeiros humanos chegaram à Europa vindos do sudeste e provavelmente entraram seguindo o curso do rio Danúbio.

Roman Garba, arqueólogo do Instituto de Física da República Checa e coautor do estudo

Segundo os pesquisadores, além de provavelmente terem colonizado a Europa a partir do leste, os nossos ancestrais não chegaram à região de uma só vez. Eles teriam aproveitado os períodos interglaciais, de cerca de 40 mil anos.

Pesquisas anteriores descobriram que os hominídeos ocuparam as montanhas do Cáucaso, na Ásia, há cerca de 1,8 milhão de anos, e o que hoje são a França e a Espanha há cerca de 1,2 milhão de anos. O sítio de Korolevo está localizado a meio caminho entre esses locais.

Foto do trabalho no sítio Korolevo tirada em 1984 (Imagem: Instituto Arqueológico do NAS)

Determinando a idade dos utensílios em meio à guerra

• As ferramentas feitas em pedra foram localizadas pela primeira vez na década de 1980, mas não foi possível datar a idade delas na oportunidade.
  • Agora, graças a uma tecnologia revolucionária que usa as estrelas como base de cálculo, concluiu-se que os utensílios foram criados há cerca de 1,4 milhão de anos.
  • O método usado para determinar a idade dos materiais leva em conta as supernovas, explosões de estrelas.
  • Esses fenômenos produzem raios cósmicos que viajam por todo o universo na velocidade da luz.
  • Quando chegam à Terra, impactam minerais e geram compostos radioativos.
  • Usando um acelerador de partículas, os pesquisadores estabelecerem a quantidade de raios cósmicos que a amostra recebeu e determinaram, assim, a sua idade.
  • No total, foram quatro anos de pesquisa, sendo dois deles em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia.
  • Segundo os cientistas, o trabalho só foi possível pelo fato de Korolevo ficar localizada a poucos quilômetros da fronteira com a Romênia e a Hungria (dois países da Otan), e onde nenhuma bomba caiu desde o início do conflito.
  • As ferramentas agora estão armazenadas nos porões do Museu Arqueológico Nacional em Kiev.
  • O estudo foi publicado na revista Nature.