Forno mais antigo do Reino Unido é desenterrado por arqueólogos

As escavações sugerem que o forno fazia parte da estrutura de um importante centro anglo-saxão do século VII
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 08/03/2024 01h00, atualizada em 01/04/2024 10h47
forno-antigo-1.png
Imagem: Joana Harrison
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos descobriram o que parece ser o forno mais antigo já encontrado no Reino Unido. O objeto foi localizado em Nortúmbria, um condado situado ao norte do atual território da Inglaterra. Ao lado dele também foram desenterrados pesos de tear não queimados, que eram usados para esticar fios durante o processo tecelagem.

Leia mais

Voluntários ajudaram no trabalho de escavação (Imagem: Joana Harrison)

Importante centro comercial do Reino Unido

Segundo os pesquisadores, a descoberta é fundamental para entender melhor como viviam os habitantes do Reino Unido no passado. A equipe também encontrou um antigo edifício. A estrutura teria sido construída usando grandes postes.

Todos os materiais foram localizados perto de Felton. Este também já foi o local da descoberta de vários outros objetos antigos.

A escavação mais recente, a terceira em anos consecutivos, sugere que a região era um importante centro anglo-saxão no século VII. De acordo com os arqueólogos, este teria sido um importante centro comercial onde as pessoas trocavam diversas mercadorias. Isso explica a descoberta de edifícios usados para artesanato, bem como a utilização do forno.

Arqueólogos encontraram o piso e a lareira de um antigo edifício anglo-saxão (Imagem: Joana Harrison)

Descobertas vikings

  • Duas escavações anteriores também descobriram artefatos antigos no local, que incluíam peças de jogos de chumbo, da era viking.
  • Isso sugere que a região foi ocupada por parte do grande exército nórdico que atacou o Reino Unido.
  • Os pesquisadores afirmam que irão continuar realizando trabalhos na área em busca de novas descobertas.
  • As informações são da BBC.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.