(Imagem: mundissima/Shutterstock)
A Apple informou que vai restabelecer o acesso de desenvolvedor da Epic Games para que a empresa ofereça jogos em iPhones na Europa. A conta da desenvolvedora do Fortnite tinha sido encerrada na quarta-feira (06) após o CEO Tim Sweeney criticar práticas anticompetitivas da big tech.
A empresa de Tim Cook recuou após a União Europeia (UE) informar que investigaria o caso. “Após conversas com a Epic, eles se comprometeram a seguir as regras, incluindo nossas políticas [da Lei dos Mercados Digitais]”, disse um porta-voz da Apple ao Tech Crunch. Já a Epic escreveu em seu blog: “Isso envia um forte sinal aos desenvolvedores de que a Comissão Europeia agirá rapidamente para fazer cumprir a Lei dos Mercados Digitais.”
Leia mais:
O restabelecimento ocorre após a Epic Games anunciar que, graças à Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da UE, seria capaz de retornar com o Fortnite e a Epic Games Store para dispositivos iOS – ou seja, iPhones. A DMA força a Apple a permitir lojas de aplicativos de terceiros, mudança significativa nas operações da Apple.
O confronto entre a Apple e a Epic tem sido longo e centrado na disputa sobre as políticas de pagamento dentro do aplicativo da Apple, com Sweeney criticando as altas taxas impostas pela Apple aos desenvolvedores por transações dentro do aplicativo.
Com a implementação da DMA, abrem-se oportunidades para mercados de terceiros, como a Epic Games Store, operarem no iOS, sistema operacional do iPhone. Isso desafia o controle da Apple sobre o ecossistema de aplicativos na Europa, além de poder mudar toda a dinâmica deste mercado.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de março de 2024 20:34