No último dia 08 de março de 2024, o mundo perdeu uma das mentes mais criativas da saga japonesa que conquistou milhares de fãs por todos os cantos. Akira Toriyama morreu aos 68 anos, devido a um hematoma subdural, deixando precocemente um legado nas histórias de mangás que ultrapassa e ainda ultrapassará gerações.

Sem sombra de dúvidas, sua partida já é sentida por muita gente, inclusive a própria franquia que divulgou uma nota de pesar ao anunciar seu falecimento. Porém, agora, sem o criador de Dragon Ball, o que será da franquia? Como ficam os projetos em andamento? Entenda a seguir.

publicidade

Leia mais

 Como fica Dragon Ball sem Akira Toriyama?

imagem de capa de Dragon Ball
Imagem Divulgação Animação Toei

A mente por trás da franquia de animações de artes marciais  que deu vida ao Goku, talvez um dos personagens de mangás mais conhecido do mundo inteiro, Akira Toriyama ainda estava com vários projetos com a franquia de Dragon Ball.

publicidade

Segundo a própria franquia relatou na nota de pesar, o artista ainda tinha vários trabalhos em andamento, os quais fazia com muito entusiasmo. Entre esses, estavam diversos projetos relacionados ao mundo de Dragon Ball, como mangás, animações e games.

O Dragon Ball Super, por exemplo, está entre os projetos que devem continuar sendo produzidos após a morte de Toriyama. Como o projeto tem maior participação do desenhista Toyotaro, responsável por escrever e ilustrar todos os capítulos há quase 10 anos, provavelmente terá continuidade. Muito embora, Toriyama também tenha ajudado no design de personagens e no roteiro de Dragon Ball Super, tudo indica que ele já havia concluído sua parte, na criação dos arcos. Além disso, a história já estava em fase final, o que contribui para que ela continue sem maiores problemas.

publicidade

Quanto as adaptações de Dragon Ball para o universo dos games, também devem continuar sem grandes interferências, pois a empresa Bandai Namco é a responsável por conduzir essa parte, quase que de forma independente.

O criador, mantinha a produção de seus designs de personagens de forma pontual, mas não tinha um papel maior em outras áreas da franquia.  Outros roteiros mais recentes eram realizados por uma equipe interna.

publicidade

Incerteza quanto ao futuro de Dragon Ball Daima

O Dragon Ball Daima estava previsto para ser o anime de 2024, pois faria parte da celebração do 40º aniversário da série. As expectativas eram grandes em relação à participação de Toriyama, pois seria como um Dragon Ball GT 2.0, mas precisaria ter ainda mais a sua presença para evitar um fracasso como o que GT teve na época.

De acordo com o especialista em adaptações cinematográficas, Ignacio Sarroca, O que se pode prever em relação a este projeto é que como já está muito avançado ele veja a luz este ano, mas talvez com um leve atraso. Além disso, para este ano ainda se espera o novo jogo Dragon Ball Tenkaichi 4 (Sparking Zero), mas não se sabe ao certo o que acontecerá com os filmes.

Para os fãs, ficam muitas incertezas, mas também as expectativas para torcer que as produções tenham algum tipo de continuação, que consagrem o mesmo encanto e criatividade que o criador da série trouxe para a mesma um dia.