A IBM está reduzindo o quadro de funcionários. Nesta semana a empresa comunicou que está demitindo trabalhadores da sua divisão de marketing e comunicação. Os cortes acontecem após a companhia anunciar um plano para substituir quase 8 mil empregos por inteligência artificial.

Leia mais

publicidade
ibm
Demissões afetam divisão de marketing e comunicação da IBM (Imagem: Laborant/Shutterstock)

IBM se junta a outras companhias de tecnologia que continuam demitindo

A empresa não informou quantos trabalhadores foram impactados pela medida. No início deste ano, a IBM deu um ultimato aos gerentes que residem nos Estados Unidos. Um memorando interno avisava que os funcionários deveriam voltar aos escritórios pelo menos três vezes na semana. Caso contrário, eles poderiam ser desligados.

Relatos apontam que os novos requisitos incluem morar a 80 quilômetros de um escritório da companhia ou de um cliente. Caso a realocação não seja feita até agosto, o funcionário pode ser demitido. Apesar disso, não há confirmação de relação entre os novos cortes e a orientação mais recente da IBM.

publicidade

As novas demissões acontecem em um momento de nova onda de desligamentos no setor de tecnologia. Apenas neste ano, cerca de 204 empresas demitiram quase 50 mil empregos, de acordo com o site Layoffs.fyi. As informações são da CNBC.

Candidato esperando entrevista de emprego sentados ao lado de um robô com IA (inteligência artificial)
Cortes acontecem após a companhia anunciar um plano para substituir quase 8 mil empregos por inteligência artificial (Imagem: Shutterstock)

Resultados positivos, cenário desafiador

  • A IBM voltou a crescer nos últimos dois anos.
  • A receita no quarto trimestre aumentou 4% em relação ao ano anterior, mesmo com os lucros superando as estimativas.
  • Os resultados podem ter relação com a inteligência artificial.
  • A carteira de negócios para produtos de IA generativa e Watsonx dobrou de tamanho em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando estava na casa das centenas de milhões, de acordo com a teleconferência de resultados da IBM em janeiro.
  • A companhia enfrenta uma forte concorrência no setor e alguns analistas apontam que ela pode estar ficando para trás.
  • Há quase dois anos, a IBM vendeu sua unidade Watson Health por um valor não revelado para a empresa de private equity Francisco Partners.