Putin quer levar energia nuclear para o espaço

Agência espacial russa já havia anunciado planos de construir uma unidade de energia nuclear na Lua em colaboração com a China
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Lucas Soares 15/03/2024 17h18
bandeira da rússia
Imagem: Slasha/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente russo Vladimir Putin disse a autoridades governamentais na quinta-feira (14) que os projetos espaciais deveriam ser uma prioridade da Rússia e que deveriam obter financiamento a tempo. Entre esses projetos, Putin destacou a criação de uma unidade de energia nuclear no espaço, em parceria com a China.

Leia mais:

Putin: projetos espaciais são uma prioridade

A fala do presidente russo aconteceu durante uma reunião com membros do governo e foi divulgada pela agência de notícias estatal TASS.

Segundo ele, a Rússia é competente para seguir com os projetos, inclusive com um reserva digna de orgulho para o futuro. Ele reforçou a importância da unidade de energia nuclear no espaço, pedindo que ela seja financiada a tempo, já que é uma questão que “requer atenção adicional”.

Parece que todos estamos habituados ao fato de termos competências que outros países não possuem, mas precisamos prestar especial atenção para que se desenvolvam e possam ser utilizadas no futuro para resolver tarefas que podem e deveria ser resolvidas com a ajuda dessas tecnologias.

Vladimir Putin
Como seria uma usina nuclear russa na Lua? (Imagem: Vitória Gomez (gerada com IA/Olhar Digital)

Unidade de energia nuclear russa no espaço

  • Na semana passada, o chefe da agência espacial russa, Yuri Borisov, havia dito que a Rússia e a China estão trabalhando em um projeto conjunto de uma usina nuclear na Lua.
  • Segundo ele, a instalação da unidade ocorreria entre 2033 e 2035 e faz parte de um programa de exploração lunar, que pode permitir a construção de assentamentos espaciais no futuro.
  • Isso porque a energia solar não forneceria a eletricidade suficiente para abastecê-los sozinha – demanda que a energia nuclear supriria. O Olhar Digital detalhou os planos da agência espacial russa nesta reportagem.
  • Ainda, segundo a CNN, a notícia da usina nuclear veio pouco depois de fontes terem revelado que a Rússia está tentando desenvolver uma arma especial nuclear, supostamente para ser usada para paralisar satélites comerciais e governamentais.
  • A Rússia negou.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.