McDonald’s enfrenta ‘apagão’ de sistemas nesta sexta-feira

A pane global impactou consumidores do McDonald's em países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Áustria e Reino Unido
Pedro Spadoni15/03/2024 10h52
pexels-lisa-3049097-scaled-e1710510659454-1920x1080
(Imagem: Lisa/Pexels)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O McDonald’s enfrentou problemas técnicos em seus sistemas nesta sexta-feira (15), mas anunciou que já resolveu as falhas. As interrupções afetaram clientes ao redor do mundo, segundo a BBC. As dificuldades de TI impactaram consumidores em países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Áustria e Reino Unido, impedindo-os de realizar pedidos.

Para quem tem pressa:

  • O McDonald’s enfrentou problemas técnicos globais que afetaram clientes em diversos países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Áustria e Reino Unido. Eles tiveram dificuldades em fazer pedidos;
  • A empresa negou que as falhas técnicas estivessem relacionadas a segurança cibernética, pediu desculpas pelos inconvenientes e trabalhou para normalizar a situação, embora não tenha especificado se a solução foi aplicada mundialmente;
  • O impacto das interrupções variou, com relatos de duração de cerca de uma hora e meia em algumas regiões. Plataformas como o Downdetector registraram aumento significativo de notificações de problemas relacionados à pane do McDonald’s;
  • Usuários expressaram frustrações nas redes sociais. Eles relataram lojas do McDonald’s fechadas e sistemas de pedidos inoperantes, por exemplo.

Os problemas começaram nas primeiras horas da manhã e persistiram ao longo do dia. A empresa negou que as falhas estivessem ligadas a questões de segurança cibernética e pediu desculpas aos clientes, sem especificar se a solução foi implementada globalmente.

Leia mais:

‘Apagão’ no McDonald’s ao redor do mundo

mcdonald's
Imagem: Patcharaporn Puttipon4289/Shutterstock)

No Reino Unido e Irlanda, o McDonald’s informou que a situação estava normalizada e agradeceu a paciência dos consumidores, além de lamentar os transtornos causados. Proprietários de unidades da franquia – por exemplo: Sarah McLean, à BBC – relataram que o impacto da pane nas suas operações durou cerca de uma hora e meia.

O Downdetector, site que monitora o funcionamento de plataformas e serviços em tempo real, registrou aumento nas notificações de problemas no aplicativo do McDonald’s no Reino Unido por volta das cinco da manhã (duas da manhã no Brasil) desta sexta (15). Usuários expressaram sua frustração nas redes sociais, questionando o funcionamento dos serviços da rede.

O McDonald’s do Japão reconheceu o problema em seu sistema e solicitou aos clientes que aguardassem pela restauração do serviço. Representantes do McDonald’s na Austrália e Nova Zelândia também confirmaram que a interrupção afetou suas operações, com esforços para corrigir a situação o mais breve possível.

O McDonald’s opera globalmente com cerca de 40 mil restaurantes, incluindo 1.450 no Reino Unido e Irlanda, mais de 14 mil nos Estados Unidos, quase três mil no Japão e aproximadamente mil na Austrália.

Repercussão da pane

Fachada de uma loja do McDonald's
(Imagem: Atikan Pornchaiprasit)

Alguns usuários postaram seu descontentamento com a pane do McDonald’s nas redes sociais. Confira abaixo alguns exemplos:

“@McDonaldsUK por que eu consigo pedir pelo aplicativo esta manhã, mas todos os meus McDonald’s locais estão fechados quando deveriam ser 24 horas?!” Tom Bennison, do Reino Unido, postou no X (antigo Twitter).

Andrew Evans, em Birmingham (também no Reino Unido) postou: “Hmm @McDonaldsUK, meu [restaurante] local está mandando todos embora dizendo que há uma interrupção nacional no seu sistema de pedidos?”

Também no X, Ted Anderson disse que entrou em um restaurante no Japão e encontrou somente pagamento em dinheiro e funcionários “calculando os totais no papel”. Na Nova Zelândia, o usuário do X Germin van Royen disse: “A interrupção no McDonald’s é loucura. Entrei hoje à noite e o drive-thru + todos os quiosques estavam fora do ar. Um sistema que pode falhar em nível nacional é ruim, mas em vários países também!? Absurdo.”

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.