Quem nunca se sentiu lesado ao comprar um produto ou serviço que atire a primeira pedra. Esse tipo de decepção é mais comum do que imaginamos e, sim, é um direito seu, do consumidor, reclamar.

Existe uma lei aprovada em 1990 que garante isso. Existem também fundações que estão aí justamente para te ajudar nessa questão. É o caso do Procon.

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O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (15) a lista com as 50 empresas que mais receberam reclamações na plataforma em 2023.

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Ao todo, foram 769.556 atendimentos registrados pelo site. E, que fique, claro, nem tudo é queixa de verdade. Tem gente mal intencionada que usa os canais oficiais para pregar algumas peças.

Por isso o Procon faz uma análise dos casos, e a reclamação só é validada quando existe fundamento – aí o processo é levado adiante.

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Desse total de atendimentos, o Procon-SP ajudou na mediação de pouco mais de 207 mil queixas, mas nem todas foram resolvidas. Isso vai depender de cada empresa.

Logo da Fundação Procon-SP na tela de um celular
(Imagem: rafapress/Shutterstock)

O top-10

Para não colocarmos os nomes de 50 empresas, resolvemos destacar aqui apenas a lista com as 10 companhias campeãs de reclamações no Procon. E o destaque negativo ficou com o setor de Turismo, que ocupou a primeira e a segunda posições.

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Hurb e 123 Milhas, aliás, operam do mesmo jeito praticamente, oferecendo passagens e hospedagens mais baratas, mas com uma mecânica de datas flexíveis. Lembrando que a 123 Milhas virou manchete no ano passado justamente por não cumprir acordos com os clientes.

A companhia chegou até a entrar com um processo de recuperação judicial.

Fique a seguir com a lista das 10 primeiras:

1) Hurb Technologies S/A – 11.631 reclamações
2) Grupo 123 Milhas – 8.186 reclamações
3) Enel – 5.800 reclamações
4) Itaú Unibanco – 4.906 reclamações
5) Bradesco – 4.815 reclamações
6) Ikeg – 4.472 reclamações
7) Shopee – 4.391 reclamações
8) Samsung – 4.316 reclamações
9) América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) – 4.006 reclamações
10) Mercado Livre – 3.708 reclamações

Banner da 123 Milhas em corredor
123 Milhas entrou em processo de recuperação judicial em 2023 – (Imagem: Juca Varella/Agência Brasil)

Algumas considerações

  • A Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica de São Paulo, ficou em terceiro lugar no ano passado, mas é figurinha frequente nesse ranking.
  • Foi a primeira colocada em 2020 e 2021, por causa de quedas de energia durante chuvas e a demora no restabelecimento do serviço.
  • No ano passado, a recordista de reclamações havia sido a plataforma de compras coletivas Faci.ly.
  • Essas plataformas de compras online sempre aparecem na lista, assim como instituições bancárias e operadoras de celular.
  • Em 2023, o iFood, do setor de Alimentos, ficou em 14º, o Facebook ficou em 19º e o plano de saúde NotreDame Intermédica ficou em 33º.

Vale destacar aqui que esse número de reclamações é até que pequeno em relação ao número de atendimentos que essas empresas prestaram em 2023. Ou seja, não estamos aqui para jogar ninguém na fogueira.

Ao mesmo tempo, é importante que essas companhias saibam que o consumidor tem direitos e, hoje, com a internet e as redes sociais, eles podem se fazer ouvir. Entendemos que falhas e problemas acontecem, mas, o que pedimos é que, pelo menos, sejamos bem atendidos.

As informações são do próprio Procon.