Milk shaming é o ato de fazer com que os consumidores de leite de vaca se sintam envergonhados por sua paixão por laticínios nas redes sociais, e a prática está se tornando muito comum nos EUA. Enquanto isso, o setor de leite no país tenta desesperadamente salvar sua imagem pública.

O aumento do consumo de leites não lácteos significa que a popularidade do leite de vaca está diminuindo, e a pressão social para encontrar outras alternativas está começando a ficar mais forte, especialmente on-line.

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O que é milk shaming nas redes sociais?

Café com leite via Alberto Bogo/Unsplash
Café com leite via Alberto Bogo/Unsplash

O milk shaming é um fenômeno que está se espalhando nas redes sociais. Há muitas contas no Instagram administradas por estudantes universitários, todas sediadas nos EUA, que seguem seus colegas e os expõem por beberem leite no campus.

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Essas contas compartilham publicamente fotos, enviadas por usuários, de estudantes bebendo leite, comprando galões da bebida no supermercado, ou desfrutando de um copo dentro do dormitório. Em todo o país, universitários estão achando graça em intimidar as pessoas que gostam de leite de vaca. Mas nada disso para no Instagram, a prática também é grande no TikTok.

De onde vem o milk shaming?

Copo de leite via Brian Suman/Unsplash
Copo de leite via Brian Suman/Unsplash

O desdém pelo leite de vaca vem principalmente da conscientização sobre as más práticas, incluindo a inerente crueldade animal, e os impactos ambientais causados pelo setor de laticínios. Esses fatores são suficientes para fazer com que muitas pessoas abandonem o leite.

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Embora 92% dos lares estadunidenses ainda consumam leite lácteo, de acordo com o Good Food Institute, grupos mais jovens e diversificados estão preferindo cada vez mais produtos à base de plantas. Os leites de amêndoa, soja ou aveia estão conquistando exponencialmente um espaço substancial no mercado de leite, tornando-se uma das áreas de crescimento mais rápido no setor alimentício moderno.

Este assunto ganhou tanto impacto que Queen Latifah se juntou a uma campanha fundada pelo setor para apoiar aqueles que “sofreram com milk shaming”. O discurso, vinculado a tentativas de destacar os benefícios do consumo de leite para a saúde, brinca com aqueles que exageram um pouco e chamam de bullying o fato de julgar outras pessoas por consumirem leite de vaca.