Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (16):

Suposto meteorito interestelar pode ter tido origem revelada

Até hoje conhecemos apenas dois objetos interestelares em nosso Sistema Solar: o Oumuamua e o Borisov. Acredita-se que alguns desses visitantes podem até mesmo ter chegado à Terra. Foi por causa disso, que um grupo de pesquisadores resolveu investigar um suposto meteorito que teria caído no Oceano Pacifico em 2014. Mas a pesquisa liderada pelo polêmico Avi Loeb, que havia indicado a origem interestelar, pode ter ido por água abaixo.

publicidade

Sensação térmica passa dos 60ºC no Rio durante fim de semana

O Rio de Janeiro (RJ) registrou sensação térmica de 62,3ºC na estação de Guaratiba, na zona oeste, no domingo (17), segundo o Sistema Alerta Rio. Esta foi a maior já registrada pelo órgão, mas o recorde anterior não estava tão longe. No sábado (16), o sistema tinha registrado sensação térmica de 60,1ºC no mesmo local.

Sinal enviado a 24 bilhões de km da Terra pode resolver problema da Voyager 1

A Voyager 1 é o objeto mais distante que o homem já enviou, estando a cerca de 24 bilhões de quilômetros de distância da Terra. No entanto, a sonda que atualmente voa pelo espaço interestelar apresentou problemas nos últimos meses, impedindo que a NASA se comunicasse com ela. Mas agora os pesquisadores parecem ter encontrado uma forma de chegar a uma solução.

publicidade

Ilha submersa do tamanho da Islândia encontrada na costa do Brasil

Um grupo formado por pesquisadores brasileiros e britânicos descobriu que um planalto vulcânico no fundo do mar da costa do Brasil, conhecido como Elevação Grande Rio, já foi uma ilha com área equivalente à Islândia. A descoberta pode endossar o pedido do Brasil para extensão de suas fronteiras marítimas para essa região.

Descoberto o primeiro supercondutor natural não convencional do mundo

Uma descoberta revolucionária no campo da ciência dos materiais acaba de ser publicada na revista Communications Materials: o primeiro supercondutor não convencional do mundo encontrado na natureza. Normalmente, os supercondutores, materiais que conduzem eletricidade sem perda de energia, são encontrados em condições muito específicas e controladas em laboratório. 

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!