A companhia aérea espanhola Air Europa alertou, nesta sexta-feira (22), que os dados pessoais de seus clientes podem ter sido comprometidos em um incidente de segurança detectado em outubro do ano passado. Conforme relatado pela empresa e divulgado pela Reuters, nomes, carteira de identidade ou passaporte, data de nascimento, número de telefone, endereço de e-mail e nacionalidade foram expostos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A Air Europa sofreu um ataque cibernético ao seu sistema de pagamento online que deixou expostos alguns detalhes do cartão de crédito dos seus clientes; 
  • Na época, a empresa disse que nenhuma outra informação teria sido exposta, sem especificar o número de clientes afetados; 
  • Com uma investigação em andamento deste então, a companhia revelou que outros dados vazaram e que autoridades e clientes já foram notificados para tomarem precauções. 

Leia mais! 

A Air Europa continua a implementar medidas preventivas no que é um processo contínuo de inovação em segurança, dados os incidentes crescentes. 

Air Europa em comunicado à Reuters. 

Vale lembrar que o caso ocorre enquanto a Consolidated Airlines Group (IAG), que possui 20% da Air Europa, tenta comprar os outros 80% em participação na empresa. O negócio ainda não foi fechado, pois está sendo analisado pelos reguladores de concorrência da Europa. 

publicidade

Air Europa multada em outra violação de dados  

Na ocasião de 2023, a OCU, associação espanhola de consumidores e usuários, apelou ao órgão de vigilância da proteção de dados da Espanha para investigar o ataque cibernético na Air Europa, uma vez que o uso não autorizado dos cartões expostos pode ser anterior ao alerta da empresa. 

A cautela da organização ocorreu devido à companhia já ter sido multada, em 2021, pela má gestão de outra violação que afetou 489 mil clientes em 2018.