Confira o Olhar Digital News na íntegra (22/03/2024)

Por qual motivo grandes cidades sofrem com apagão? Ainda hoje, Starship pode voar novamente em breve. Confira!
Por Júlia Dal Rovere, editado por Ronnie Mancuzo 22/03/2024 21h18
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (22):

Grandes cidades sofrem com apagão. Por quê?

No centro de São Paulo, moradores e comerciantes reclamaram de falta de luz ao longo da semana. A cidade foi atingida por fortes chuvas. Na quinta-feira (21), no Rio Grande do Sul, mais de um milhão de pessoas chegaram a ficar sem energia depois de um temporal. Mas por que isso acontece?

Nova IA vai ajudar pessoas a falar (literalmente)

Uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) vai ajudar pessoas com problemas vocais, como câncer de laringe ou outras condições patológicas nas cordas vocais, a voltar a falar. A invenção é um dispositivo fino e pequeno, que pode ser fixado à garganta pelo lado de fora, e pode recuperar a função vocal com 95% de precisão.

Pirâmide mais antiga do mundo? Construção não teria sido feita por humanos

Uma pesquisa de 2023 apontou que um monte na Indonésia era, na verdade, uma pirâmide, a mais antiga do mundo, construída há 25 mil anos. O artigo foi publicado em um periódico, mas agora foi removido por conter um possível erro grave.

Starship: maior foguete do mundo pode voar novamente em breve

Apesar da perda de sinal, o terceiro voo da Starship no último dia 14 de março foi considerado um sucesso. Ao contrário dos dois lançamentos anteriores, em que o maior foguete do mundo voou por poucos minutos, desta vez foi mais de uma hora de navegação no espaço. Com isso, a empresa de Elon Musk já se prepara para mais uma decolagem.

En-Hedu-Anna, a primeira astrônoma da história

Considerada a mais antiga das Ciências, a Astronomia surgiu e se desenvolveu de forma independente em diferentes povos e civilizações ao redor do planeta. Por todo o mundo, encontramos monumentos e artefatos pré-históricos que indicam a importância que a observação dos astros tinha para esses povos.

Mas existiu, há mais de 4 mil anos, uma pessoa que trouxe a astronomia para a história, uma mulher suméria, chamada En-Hedu-Anna. Autora de alguns dos primeiros textos astronômicos que se tem conhecimento, que orientaram uma das mais antigas civilizações da Terra na busca pela compreensão do Cosmos.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.