Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (22):
No centro de São Paulo, moradores e comerciantes reclamaram de falta de luz ao longo da semana. A cidade foi atingida por fortes chuvas. Na quinta-feira (21), no Rio Grande do Sul, mais de um milhão de pessoas chegaram a ficar sem energia depois de um temporal. Mas por que isso acontece?
Uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) vai ajudar pessoas com problemas vocais, como câncer de laringe ou outras condições patológicas nas cordas vocais, a voltar a falar. A invenção é um dispositivo fino e pequeno, que pode ser fixado à garganta pelo lado de fora, e pode recuperar a função vocal com 95% de precisão.
Uma pesquisa de 2023 apontou que um monte na Indonésia era, na verdade, uma pirâmide, a mais antiga do mundo, construída há 25 mil anos. O artigo foi publicado em um periódico, mas agora foi removido por conter um possível erro grave.
Apesar da perda de sinal, o terceiro voo da Starship no último dia 14 de março foi considerado um sucesso. Ao contrário dos dois lançamentos anteriores, em que o maior foguete do mundo voou por poucos minutos, desta vez foi mais de uma hora de navegação no espaço. Com isso, a empresa de Elon Musk já se prepara para mais uma decolagem.
Considerada a mais antiga das Ciências, a Astronomia surgiu e se desenvolveu de forma independente em diferentes povos e civilizações ao redor do planeta. Por todo o mundo, encontramos monumentos e artefatos pré-históricos que indicam a importância que a observação dos astros tinha para esses povos.
Mas existiu, há mais de 4 mil anos, uma pessoa que trouxe a astronomia para a história, uma mulher suméria, chamada En-Hedu-Anna. Autora de alguns dos primeiros textos astronômicos que se tem conhecimento, que orientaram uma das mais antigas civilizações da Terra na busca pela compreensão do Cosmos.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de março de 2024 21:19