O Banco Central (BC) do Brasil informou o vazamento de dados cadastrais de 87.368 chaves Pix sob guarda e responsabilidade da SumUp Sociedade de Crédito Direto S.A (SumUp SCD) na última sexta-feira (22). No entanto, o BC ressaltou que não foram expostos dados sensíveis (senhas, movimentações, saldos financeiros) nem informações sob sigilo bancário.

Para quem tem pressa:

  • O Banco Central (BC) informou o vazamento de dados cadastrais de 87.368 chaves Pix sob guarda e responsabilidade da SumUp Sociedade de Crédito Direto S.A (SumUp SCD) na última sexta-feira (22);
  • No entanto, o BC ressaltou que não foram expostos dados sensíveis (senhas, movimentações, saldos financeiros) nem informações sob sigilo bancário;
  • Além disso, o BC ressaltou que quem teve seus dados expostos será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição de relacionamento;
  • Esta foi a segunda vez numa mesma semana que o BC informou o vazamento de dados cadastrais de chaves Pix. A primeira ocorreu na última segunda-feira (18), quando a instituição divulgou a exposição de dados vinculados a 46.093 chaves Pix da Fidúcia. A empresa negou o vazamento na quarta-feira (20).
(Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

As falhas de segurança ocorreram entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024, segundo o BC. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou o Banco Central.

publicidade

Leia mais:

Além disso, o BC ressaltou que quem teve seus dados expostos será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição de relacionamento.

publicidade

Vazamentos de dados cadastrais de Pix

Página do Pix no site do Banco Central aberta em celular
(Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Esta foi a segunda vez numa mesma semana que o BC informou o vazamento de dados cadastrais de chaves Pix. A primeira ocorreu na última segunda-feira (18), quando a instituição divulgou a exposição de dados vinculados a 46.093 chaves Pix da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). 

A empresa negou o vazamento na quarta-feira (20). Em nota divulgada à imprensa, a instituição financeira afirmou que um cliente pediu informações em grande escala, mas foi bloqueado. “Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, informou a Fidúcia. “O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou o comunicado.

publicidade

O caso da SumUp foi o sétimo vazamento de dados cadastrais desde 2021 – dá para conferir as instituições afetadas no site do BC.