O primeiro voo da Starship aconteceu quase um ano atrás, mas os pesquisadores se surpreendem com algumas descobertas que são feitas até hoje. A mais recente é que a explosão do foguete foi semelhante a uma erupção vulcânica.

• Uma equipe de pesquisadores investigou o primeiro lançamento da Starship porque algo parecia estranho;
  • Durante a pesquisa descobriu-se que a destruição da explosão de lançamento, não poderia ser explicada apenas pela exaustão do foguete;
  • A investigação revelou que o que aconteceu é semelhante a quando a pressão do interior da Terra irrompe à superfície em erupções vulcânicas.

Num estudo disponível para pré-impressão no ArXiv, pesquisadores da Universidade da Flórida analisaram o lançamento que aconteceu em abril de 2023. A pesquisa se deu porque os cientistas perceberam que as dimensões da explosão não podiam ser explicadas apenas pela exaustão e a força dos motores do foguete.

O primeiro voo da Starship foi encerrado cinco muntos após o lançamento (Crédito: SpaceX)
O primeiro voo da Starship foi encerrado cinco minutos após o lançamento (Crédito: SpaceX)

O primeiro voo da Starship foi encerrado cinco minutos após o lançamento. O teste foi encerrado com uma explosão que destruiu a plataforma de decolagem e jogou grandes pedaços de concreto pelos ares. Os pedaços voaram a cerca de 90 metros por segundo e alcançaram 20 metros de altura.

Os pesquisadores apontaram que apenas a exaustão não seria suficiente para lançar pedaços de concreto tão rápido. Além disso, análises dos vídeos do lançamento e da explosão e do material ejetado também foram realizadas. O resultado: realmente não foi só isso.

A explosão da Starship

A Starship destruiu a platafroma durante o lançamento. Crédito: SpaceX
A Starship destruiu a plataforma durante o lançamento (Crédito: SpaceX)

Os cientistas perceberam que o que aconteceu durante o primeiro lançamento da Starship foi algo semelhante a explosões vulcânicas. Em erupções de vulcão, o interior da Terra faz pressão em uma “tampa” rochosa até que ela exploda e o magma seja liberado. No caso do lançamento a tampa foi a plataforma, e a pressão foi causada pelo gás dos motores e a vaporização e expansão da água abaixo da plataforma.

Inclusive, partículas de areia do solo debaixo da plataforma foram encontradas em regiões a 10 quilômetros do local de lançamento da Starship.

Para que danos a plataforma não fossem causados nos próximos lançamentos, a SpaceX instalou um sistema de inundações e uma placa de aço que eram inexistentes no primeiro voo da Starship. O sistema faz com que as chamas sejam suprimidas e que as poderosas explosões não ocorram de novo.