Toyota planeja lançar Hilux elétrica em 2025

Popular picape é um dos modelos mais vendidos da fabricante e deve ter sua versão elétrica chegando ao mercado
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 27/03/2024 02h15, atualizada em 01/04/2024 11h10
toyota hilux
Imagem: Divulgação/Toyota
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma picape elétrica da Toyota pode estar próxima de ser lançada. Segundo o presidente da sede da empresa na Tailândia, Noriaki Yamashita, a companhia japonesa pretende ter, por volta do final de 2025, versão totalmente à bateria da Hilux no mercado.

A notícia vem à tona pouco depois da concorrente Isuzu, também do Japão, ter revelado que irá produzir seu primeiro caminhão 100% elétrico. A Toyota Hilux é uma das picapes mais vendidas do mundo, portanto, faz sentido que ela ganhe uma versão elétrica.

Leia mais:

Picape Toyota Hilux. Imagem: Toyota/Divulgação
Picape Toyota Hilux. Imagem: Toyota/Divulgação

Mais sobre a chegada da Toyota Hilux elétrica

  • A Hilux é fabricada em seis países, com vendas em 180 países e regiões. Em dezembro, já houve a chegada da versão híbrida, de 48V, que ainda conta com motor diesel de 2.8L. A atualização proporcionou melhoria modesta de 5% na eficiência de combustível;
  • Outro projeto sem combustão envolvendo a Hilux foi mostrado no ano passado, um protótipo que planeja usar célula de combustível de hidrogênio na picape;
  • A notícia de que a Toyota estaria preparando para lançar a Hilux elétrica no final de 2025 aparece pouco após a companhia mostrar relutância em entrar de vez no mercado dos veículos elétricos.

A Toyota tem previsão de venda de 250 mil veículos na Tailândia este ano, mas já vê o crescimento da preferência por veículos elétricos roubar seu espaço no mercado.

Montadoras japonesas, como Toyota, Honda e Nissan, têm trabalhado para melhorar sua atuação no mercado dos carros elétricos. Apesar de serem empresas que dominam há muito tempo o mercado tailandês, a realidade atual é de perda no número de vendas, já que sua fabricação de elétricos ainda não é extensa.

Para correr atrás desse prejuízo, Nissan e Honda anunciaram, recentemente, parceria, onde irão trabalhar juntas na fabricação de veículos elétricos e tecnologia de inteligência automotiva.

Toyota
Imagem: josefkubes/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.