Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (27):

Olhar do Amanhã: a gravidez e a longevidade

Um estudo recente diz, resumidamente, o seguinte: a gravidez avança a idade “biológica” da mulher. Mas, depois, o parto faz essa idade biológica retroceder. A pesquisa, da Universidade de Yale, foi publicada na revista Cell Metabolism. Esse foi tema da coluna Olhar do Amanhã da edição de hoje.

publicidade

Espiral magnética é descoberta em buraco negro da Via Láctea!

Em 2022, foi revelada a primeira imagem real de Sagitário A* (Sgr A*), o buraco negro supermassivo central da Via Láctea, localizado a cerca de 27 mil anos-luz de distância da Terra. Embora ele seja pelo menos mil vezes menor e menos massivo do que o M87*, o primeiro buraco negro fotografado na história (ambos pelo projeto Event Horizon Telescope – EHT), as observações revelaram que os dois são bastante semelhantes, o que levou os cientistas a se questionarem se esses monstros cósmicos partilhariam características comuns para além da aparência. 

Além de fracassadas, anãs marrons também são ruins de relacionamento

As anãs marrons são conhecidas como estrelas fracassadas. Parece triste né? Pois saiba que os adjetivos negativos desse grupo podem não ter acabado. Uma nova pesquisa apontou que elas também fazem parte do grupo das estrelas solitárias. Mesmo que em algum momento elas tenham tido uma companheira, elas não conseguem manter uma relação duradoura.

publicidade

Erupção “escondida” foi 100 vezes pior do que se sabia

Uma erupção ocorrida no vulcão de Santorini há 1,3 mil anos foi muito mais violenta do que se pensava, revelou uma pesquisa recente. O estudo destaca o potencial do vulcão subaquático, localizado no Arco das Ilhas Helênicas, para erupções capazes de afetar a região do Mediterrâneo Oriental nos dias de hoje.

Mistério do Coliseu de Roma pode ter sido revelado

Pompeia é hoje um vasto sítio arqueológico capaz de revelar informações importantes sobre a era romana, muito além das relacionadas com a erupção do Vesúvio, em 79 d.C. Uma das descobertas mais recentes no local, por exemplo, diz respeito às técnicas de edificação usadas para construir estruturas históricas como o Coliseu e o Panteão.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!