Cortar cebolas é o suficiente para causar sintomas como ardência nos olhos, lágrimas e até nariz escorrendo. Mas o que será que causa tudo isso? É o que descobriremos abaixo.

A ciência explica que o nosso corpo produz três tipos de lágrimas: a basal, emocional e reflexa. O choro causado pela cebola estimula a lágrima basal, responsável por manter os olhos lubrificados e até combater infecções (Via: Cleveland Clinic).

publicidade

Leia mais:

Cortar a cebola também gera lágrimas reflexas, que funcionam como uma espécie de colírio natural, explicam especialistas da Cleveland Clinic: “As glândulas sob as sobrancelhas empurram (as lágrimas) para fora quando você descasca uma cebola. Elas eliminam o material que irrita seus olhos“.

publicidade
Cebola cortada
Imagem: Constantine Pankin/Shutterstock

O que torna a cebola tão irritante aos olhos?

Na verdade, se trata de uma estratégia defensiva das cebolas quando são cortadas ou esmagadas. O processo desencadeia uma série de reações químicas, começando com a liberação de um aminoácido específico (sulfóxido de S-1-propenil-L-cisteína), explica o artigo científico “Enzima que faz você chorar”.

  • Este aminoácido começa a reagir com água e enzimas liberadas das células quebradas da cebola.
  • Isso produz novos produtos químicos e também algo chamado Ácido 1-propenilsulfênico.
  • Este, por sua vez, decompõe-se num gás chamado S-óxido de propaneto, o verdadeiro culpado pelo nosso choro.
  • O S-óxido de propaneto (C 3 H 6 SO) reage com a água para formar H 2 SO 4, também conhecido como ácido sulfúrico.
  • E onde tem muita água? Nas lágrimas que cobrem constantemente nossos globos oculares.
  • As informações são do Iflscience.

Felizmente, nossas córneas têm cerca de 400 vezes mais receptores de dor por milímetro quadrado que a pele, por isso, aciona imediatamente nossas lágrimas reflexas.