Você é daqueles que choram assistindo a um filme ou em uma cerimônia de casamento, por exemplo? Durante muito tempo, sempre se acreditou que derramar lágrimas de emoção fosse uma capacidade exclusiva dos seres humanos. No entanto, um estudo aponta que nossos melhores amigos – os cachorros – também têm essa característica. E o mais fofo é que eles se emocionam, principalmente, só de estar em companhia de seus donos após longos períodos de ausência.

Pesquisadores japoneses descobriram que os cachorros derramam lágrimas de alegria quando se encontram com seus donos após períodos de afastamento. Imagem: Annette Shaff – Shutterstock

Um artigo publicado na terça-feira (22) na revista Current Biology descreve o estudo conduzido por pesquisadores do Japão, que analisaram o globo ocular de cães de raças variadas. 

publicidade

Em um primeiro experimento, 18 cachorros tiveram a umidade de seus olhos examinada. Os pesquisadores notaram um aumento de 10% no volume de lágrimas (em comparação com a umidade habitual) nos olhos dos animais quando eles cumprimentavam seus donos após intervalos de separação. O mesmo não era registrado quando eles encontravam pessoas que não faziam parte do ciclo familiar ao qual pertenciam.

Em nossa própria espécie, um maior volume de lágrimas está ligado a um maior grau de emoção, e os achados dos cientistas japoneses sugerem que emoções positivas podem provocar as lágrimas extras em cães também.

publicidade

Quando uma solução contendo ocitocina (o “hormônio do amor”, também associado a sentimentos como confiança, empatia e construção de relacionamentos) foi adicionada diretamente aos olhos de 22 cães em outro experimento, os pesquisadores descobriram que mais lágrimas eram produzidas.

Dessa forma, quando eles cumprimentam um ente querido, é provável que haja uma elevação na ocitocina, desencadeando uma produção extra de lágrimas. “Nunca tínhamos ouvido que os animais derramavam lágrimas em situações alegres, como reunir-se com seus donos, e estávamos todos animados que este seria o primeiro estudo do mundo”, diz o comportamentalista animal Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu.

publicidade

Mas seriam realmente lágrimas de emoção?

De acordo com o site Science Alert, a comprovação dessas descobertas certamente seria algo revolucionário, mas outros cientistas não estão convencidos pelo novo experimento ou sua metodologia.

Para eles, enquanto os humanos são as únicas criaturas conhecidas por chorar como um reflexo emocional, outros animais usam a umidade em seus olhos para limpar a sujeira ou melhorar a visão. Portanto, é possível que adicionar ocitocina aos olhos de um cão pode simplesmente ter produzido lágrimas de irritação, não de alegria.

publicidade
Para outros cientistas, as lágrimas dos cães não têm relação com sentimento, e sim com limpeza da visão. Imagem: Anucha Choomkot – Shutterstock

Kikusui acredita que não seja este o caso, já que a substância de controle usada em seus experimentos, diferentemente da ocitocina, não provocou mais lágrimas entre os cães.

Mais pesquisas precisam ser feitas para determinar se os cães realmente derramam lágrimas para expressar reflexivamente suas emoções ou se seus olhos marejados são apenas uma maneira adaptativa de apelar por atenção, algo semelhante aos músculos faciais que tornam os “olhos de cachorrinho” tão irresistíveis.

Leia mais:

Quando Kikusui e colegas mostraram 10 fotografias de cães para 74 participantes humanos de sua pesquisa e pediram que eles revelassem como se sentiam, descobriram que os cães com olhos úmidos despertavam mais sentimentos de cuidado do que aqueles sem olhos lacrimejantes.

“Os cães se tornaram parceiros dos humanos, e podemos formar laços”, diz Kikusui. “Nesse processo, é possível que os cães que mostram olhos marejados durante a interação com o dono sejam mais cuidados por ele”.

Depois de milhares de anos de coexistência entre cachorros e seres humanos, ainda há muito o que aprender sobre nossos melhores amigos. Mas que eles são encantadores (com ou sem lágrimas de emoção), disso não temos dúvidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!