A gigante Samsung lançou os modelos Galaxy A05 e A05s há exatamente um ano, e muitas pessoas ainda se perguntam se estes aparelhos ainda valem à pena para tirar boas fotos ou jogar games por horas seguidas. A seguir, separamos as informações da ficha técnica de cada um e vamos ajudá-lo a decidir qual dos celulares é o mais indicado para você.

Leia mais:

Samsung Galaxy A05 e A05s: qual é o melhor celular?

samsung galaxy a05 cores
Cores do Samsung Galaxy A05 (Divulgação: Samsung)

De início, é importante ressaltar que ambos os aparelhos oferecem características muito similares. Além disso, podem ser considerados modelos de entrada, então o uso diário deles não é recomendado para atividades muito exigentes. Discutiremos mais sobre isso a seguir.

À primeira vista, os modelos são praticamente gêmeos: conservam uma tela generosa de 6,7 polegadas, sistema operacional Android 13 e foram lançados em março de 2023. No quesito câmeras, o A05s promete três lentes na região traseira, cada qual com qualidade de 50, 2, e 2 Mp, enquanto a câmera frontal promete um mínimo de 13 Mp. Já o A05 detém apenas duas câmeras traseiras (uma com 50 Mp e a outra com 2 Mp) e uma frontal com 8 Mp.

publicidade

Com esses dados, é possível deduzir que se o objetivo do usuário for tirar selfies com uma qualidade melhor, então o A05s possui uma vantagem mais evidente, visto que sua câmera frontal possui maior nitidez. No enquanto, caso a selfie possa ficar em segundo plano e o objetivo seja pagar por um modelo mais barato, o A05 é o mais indicado. Seja como for, a resolução de imagem para a câmera é igual: cerca de 8165 x 6124 pixels. Além disso, ambos filmam em Full HD.

câmeras do samsung galaxy a05s
Câmeras do Samsung Galaxy A05s (Divulgação: Samsung)

No quesito desempenho, o A05 promete 4 GB de memória RAM contra 6 GB do A05s. Caso o usuário deseje um celular para usos básicos e não pretenda deixar várias abas abertas ou jogar games, o primeiro modelo é ideal. Contudo, se o uso diário for um pouco mais intenso, os 6 GB de RAM do A05s podem levar uma maior vantagem: embora essa quantidade de RAM não seja muito, pode apresentar um desempenho melhor, ainda que não seja indicada para reproduzir jogos pesados. Quando falamos de armazenamento, no entanto, ambos têm o mesmo potencial: uma memória interna de 128 GB.

A autonomia de bateria de ambos os modelos também é igual: cerca de 5.000 mAh. Além disso, ambos não disponibilizam tecnologia sem fio NFC ou suporte para internet móvel 5G. As demais diferenças, que influenciam na mudança de preço de um para o outro, é a presença do leitor digital biométrico no A05s e a ausência deste no A05.

O Galaxy A05 pode ser encontrado a partir de R$ 689, enquanto o Galaxy A05s é visto por R$ 899. Vale lembrar que estes preços são de varejistas online, isto é, a compra dos smartphones pode totalizar outro valor se adquiridos no site das marcas ou em lojas físicas.