Mais de 427 mil donos do modelo Telluride, maior SUV da Kia, serão orientados a buscar a montadora para realizar reparos nos veículos. O recall acontece devido a um defeito que pode fazer com que os carros se desloquem enquanto estão estacionados.

Leia mais

publicidade

Risco de acidentes

De acordo com documentos publicados pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos, o eixo intermediário e o eixo de transmissão dianteiro direito de veículos do modelo produzidos entre 2020 e 2024 podem não estar totalmente engatados.

Com o tempo, isso pode levar a um “movimento não intencional do veículo” enquanto ele está estacionado, aumentando os riscos potenciais de uma colisão.

publicidade

Suspeita-se que a montagem inadequada seja a causa do problema de acoplamento do eixo. O recall será válido para os modelos fabricados entre 9 de janeiro de 2019 e 19 de outubro de 2023.

A Kia America estima que 1% dos veículos apresente efetivamente o defeito. Apesar disso, não houve registro de acidentes ou feridos até agora. As informações são do Tech Xplore.

Logo da Kia Motors
Falha pode fazer com que alguns carros da Kia se desloquem enquanto estão estacionados (Imagem: Askarim/Shutterstock)

Recall

  • Durante o recall, as concessionárias atualizarão o software eletrônico do freio de estacionamento dos carros afetados e substituirão os eixos intermediários danificados gratuitamente.
  • Os proprietários que eventualmente tenham realizado o reparo da falha por conta própria serão reembolsados.
  • Para isso, no entanto, é necessário comprovar o gasto.
  • As cartas de notificação do recall devem ser enviadas em 15 de maio.
  • Enquanto isso, os motoristas são instruídos a acionar manualmente a pausa de emergência antes de sair do veículo.