Eu comprei um computador durante a pandemia para que eu pudesse trabalhar em home office. E acabei de descobrir que muita gente no mundo todo fez a mesma coisa.

Esse boom em 2020 e 2021 desestabilizou o mercado de PCs. Depois da alta nas vendas naquela época, as empresas registraram mais de dois anos seguidos de queda.

publicidade

Leia mais

Esse movimento, no entanto, parece estar se revertendo. É o que informa o mais recente relatório da empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC), divulgado nesta segunda-feira (8).

publicidade

De acordo com o levantamento, as remessas globais de computadores pessoais voltaram a crescer no primeiro trimestre deste ano. O mercado de PCs teve alta de 1,5% em relação ao ano anterior, com 59,8 milhões de remessas no primeiro trimestre, e voltou aos níveis pré-pandemia.

O que levou a esse aumento?

  • O IDC levanta algumas hipóteses para essa nova tendência de mercado.
  • A primeira delas é o movimento natural de atualização dos produtos.
  • Muitas pessoas que compraram um computador em 2020 já estão pensando em adquirir um PC novo, uma vez que o antigo já possui 4 anos pelo menos.
  • Outro ponto que estaria levando as pessoas a adquirirem novos PCs é a Inteligência Artificial.
  • Muitos modelos modernos vão passar a contar com essa tecnologia.
Ilustração de robô humanoide com inteligência artificial digitando em computador desktop num escritório
(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)
  • A Microsoft, por exemplo, fez a primeira mudança no teclado em 30 anos justamente para colocar um atalho que aciona o Copilot, o serviço de IA da companhia.
  • Por fim, o IDC fala que o cenário econômico está mais favorável.
  • A inflação sofreu uma ligeira queda em países da América e da Europa, dando um respiro ao setor, que vinha sofrendo com taxas de juros altas.
  • Talvez a única decepção seja a China.
  • O maior consumidor de PCs do mundo parece estar deixando os desktops de lado e indo em busca cada vez mais de laptops.

“Apesar das dificuldades da China, espera-se que a recuperação continue em 2024, à medida que os novos PCs com IA chegarem às lojas no final deste ano e à medida que os compradores comerciais começarem a atualizar os PCs que foram adquiridos durante a pandemia”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa do Worldwide Mobile Device Trackers, do IDC.

publicidade

Desempenho das empresas

O levantamento do IDC mostra que, no primeiro trimestre, a empresa que mais vendeu PCs foi o Grupo Lenovo, da China. A companhia respondeu por impressionantes 23% de todos os computadores pessoais comercializados no período. A Lenovo já lidera o mercado há alguns meses.

Na sequência aparecem a HP Inc e a Dell Technologies, que atingiram uma quota de mercado de cerca de 20% e 15,5%, respetivamente.

publicidade
Lenovo
A Lenovo é a líder de mercado em venda de PCs – Imagem: shutterstock/JHVEPhoto

A gigante Apple, que vai muito bem no segmento de smartphones, fica bem para trás quando o assunto são os PCs. A empresa de Steve Jobs teve uma participação de mercado de 8,1% apenas.

As informações são da Reuters.