OpenAI anuncia 1° escritório no Japão 

Objetivo é acelerar a mudança para serviços digitais no país
Tamires Ferreira15/04/2024 08h27
openai
Imagem: Ascannio / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Seguindo um plano relevado no ano passado, a OpenAI abriu seu primeiro escritório em Tóquio, no Japão. A novidade, segundo informações da Reuters, foi divulgada em vídeo, nesta segunda-feira (15), pelo próprio CEO da startup dona do ChatGPT, Sam Altman. 

O que você precisa saber: 

  • Altman pontuou que o empreendimento representa uma “parceria de longo prazo com o Japão”; 
  • A novidade também chega como parte do plano da OpenAI de conquistar novas fontes de receita globalmente; 
  • O CEO se encontrou com Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, no ano passado, quando os planos de um escritório no país foram revelados; 
  • A startup também abriu escritórios em Londres e Dublin; 
  • Interesse também para o Japão, o país espera se beneficiar da parceria enquanto compete com uma China cada vez mais assertiva — o objetivo é acelerar a mudança para serviços digitais e aliviar a crescente escassez de mão-de-obra. 

Leia mais! 

Este é apenas o primeiro passo no que espero que seja uma parceria de longo prazo com o povo do Japão, líderes governamentais, empresas e instituições de pesquisa. 

Sam Altman, CEO da OpenAI, em mensagem de vídeo.

A OpenAI acrescentou ter um modelo personalizado otimizado para o idioma japonês e que Tadao Nagasaki, que foi presidente da Amazon Web Services no Japão, irá liderar os negócios no país. 

Embora, atualmente, o Japão seja visto como ‘atrasado’ em tecnologia, principalmente em IA, empresas locais, como SoftBank e NTT, estão investindo em grandes modelos de linguagem, oportunidade nas quais a startup dona do ChatGPT deve se envolver. 

Vale lembrar que a OpenAI já possui clientes no país, são eles: Toyota Motor, Daikin Industries e o próprio governo. 

Importante pontuar também que a Microsoft, apoiadora da OpenAI, anunciou na semana passada um investimento de US$ 2,9 bilhões ao longo de dois anos em infraestrutura de nuvem e IA no Japão. Projeto chegou como parte de uma onda de investimentos globais de gigantes da tecnologia dos EUA. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.