Monumento antigo misterioso é encontrado na França

Arqueólogos encontraram um monumento nunca antes visto na França, com artefatos desde o período Neolítico até a Idade do Ferro
Vitoria Lopes Gomez
Vitoria Lopes Gomez, editado por Lucas Soares 16/04/2024 16:44, atualizada em 17/04/2024 08:42
monumento-franca
Monumento desconhecido encontrado na França (Imagem: © Jérôme Berthet, Inrap/Reprodução)

Arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap) têm um novo mistério em mãos. Eles encontraram um monumento inédito na França, sem nenhuma comparação com algo que já conheçam e contendo artefatos que datam desde o Neolítico até a Idade de Ferro. Eles ainda conduzirão investigações para entender do que se trata a construção e qual sua idade.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Monumento misterioso na França

O monumento fica em Marliens, uma comuna francesa relativamente perto de Dijon (capital da região da Borgonha).

Em comunicado de imprensa, os arqueólogos do Inrap o descreveram como algo inédito, sem nenhuma comparação.

Essa é a descrição completa da estrutura:

A ocupação mais antiga é caracterizada por um monumento constituído por três recintos interligados. No centro, havia um recinto circular de 11 m de diâmetro. A norte, um recinto em forma de “ferradura” com 8 metros de comprimento é acoplado ao recinto circular e a sul é um recinto aberto que se apoia no recinto central. A presença de uma camada de brita, observada no preenchimento dos dois recintos laterais, atesta a existência de paliçada.

Arqueólogos do Inrap, em comunicado

Eles ainda revelaram que os tipos de cortes do monumento dão uma dica importante: os três recintos são contemporâneos.

Ainda não há uma datação exata.

Vista geral da escavação em Marliens, na França (Imagem: © Jérôme Berthet, Inrap/Reprodução)

Outros artefatos encontrados

  • Outros artefatos encontrados no monumento na França dão algumas dicas;
  • Os pesquisadores encontraram sete pontas de flecha de sílex, duas braçadeiras de arqueiros, um isqueiro de sílex e uma adaga de liga de cobre. Os objetos estão lapidados e sugerem uma datação do período Neolítico;
  • Eles também revelaram haver vestígios de óxido de ferro em uma das braçadeiras, relacionados à pirite, um elemento essencial para acender fogueiras;
  • Isso normalmente vem acompanhado de objetos destinados a sepultamentos, mas tal hipótese sobre o objetivo do monumento desconhecido ainda não pode ser confirmada;
  • Em outas partes da escavação, o Inrap encontrou poços datados da Idade de bronze, uma necrópole de entre 1.500 e 1.300 a.C. e um colar de âmbar.
Objetos encontrados na escavação (Imagem: © Pauline Rostollan, Inrap/Reprodução)

Investigação sobre a idade do monumento

Para a datação no monumento na França, os arqueólogos vão realizar análises de radiocarbono.

Essa técnica avalia a idade de um objeto baseado na quantidade de carbono que decaiu de seu corpo após a morte. Assim, é possível fazer um cálculo reverso e descobrir sua longevidade estimada.

Vitoria Lopes Gomez
Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e redatora do Olhar Digital.

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email