Em 2023 uma das supernovas mais próximas do século foi encontrada, agora outra foi vista apenas um pouco mais longe. Nenhuma imagem profissional da explosão foi divulgada ainda, mas astrônomos amadores já a estão observando.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • Nenhuma supernova foi descoberta na Via Láctea no último século;
  • Mas em galáxias próximas elas já foram detectadas, como uma explosão encontrada no dia 11 de abril;
  • Ainda não existem fotos oficiais, mas acredita-se que ela está aumentando seu brilho.

Nenhuma explosão de supernova foi detectada na Via Lactea desde que o telescópio foi inventado, o que é bastante decepcionante, visto que se espera que para uma galáxia do tamanho da nossa pelo menos uma dessas explosões aconteça por século.

Ilustração de supernova no Universo
(Imagem: Triff/Shutterstock)

Acredita-se que nenhuma delas tenha sido vista por aqui porque elas podem estar sendo escondidas por nuvens de poeira. Assim, como nenhum desse impressionante evento foi encontrado em casa, os cientistas decidiram procurar nos arredores.

publicidade

Leia mais:

Supernovas nas galáxias próximas

Nas galáxias mais próximas, apenas uma foi encontrada até agora, a SN 1987a, na Nebulosa de Tarântula, uma região da Grande Nuvem de Magalhães. Por causa disso, começamos a procurar um pouco mais distante, nas galáxias vizinhas das vizinhas.

publicidade

Segundo o IFLScience, essas buscas revelaram cinco supernovas a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância, ou mais perto. Até então, a mais recente delas era a SN 2023ixf, localizada na galáxia Catavento e que foi visível por pequenos telescópios.

A SN 1987a é umas das supernovas mais próximas já descoberta. Uma versão rotulada da imagem JWST, mostrando os anéis, a ejeção e os crescentes. Crédito: NASA/ESA/CSA/Mikako Matsuura (Cardiff University)/Richard Arendt (NASA-GSFC, UMBC)/Claes Fransson (Stockholm University)/Josefin Larsson (KTH)
A SN 1987a é umas das supernovas mais próximas já descoberta. Uma versão rotulada da imagem JWST, mostrando os anéis, a ejeção e os crescentes. Crédito: NASA/ESA/CSA/Mikako Matsuura (Cardiff University)/Richard Arendt (NASA-GSFC, UMBC)/Claes Fransson (Stockholm University)/Josefin Larsson (KTH)

Agora, no dia 11 de abril, a partir de observações do ATLAS (Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides), foi descoberta na galáxia NGC 3621 uma supernova que pode estar ficando mais brilhante e que foi denominada de SN 2024ggi. Essa é a primeira vez que uma explosão do tipo foi detectada na galáxia.

publicidade

A distância oficial da explosão é de 22 milhões de anos-luz, mas outras medições apontaram que, na verdade, pode ser um pouco menos. Ela está localizada praticamente na direção oposta da galáxia Catavento.

Quando detectada ela possui uma magnitude de 19, mas registros oficiais mostraram que seu brilho aumentou para 14 e alguns observadores apontam que a explosão parece mais brilhante que uma estrela próxima, que tem magnitude 12.

Algo semelhante aconteceu na explosão detectada no ano passado, a SN 2023ixf. Ela foi detectada com uma magnitude semelhante a SN 2024gg, mas seu brilho aumentou até atingir 10,9. Depois disso, ele voltou a cair até atingir 17. Se o aumento de brilho for confirmado na nova supernova, cada vez mais telescópios e astrônomos amadores poderão observar a explosão.