Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (17):

Olhar do Amanhã: tecnologias não invasivas no tratamento de transtornos

Na edição de ontem do Olhar Digital News, nós vimos uma nova tecnologia não invasiva que foi aprovada nos Estados Unidos para o tratamento da ansiedade. Ela é parecida com um arco que vai na cabeça para estimulação elétrica do cérebro da pessoa.

publicidade

Essas tecnologias têm avançado bastante nos últimos anos e vêm ganhando espaço, à medida que as novidades são aprovadas para diferentes tratamentos. Mas afinal, o que de fato são essas inovações? Elas realmente podem funcionar para questões tão delicadas e, por vezes, complexas?

“ChatGPT” vai substituir professores na produção de aulas digitais em escolas de São Paulo?

IAs como o ChatGPT, da OpenAI, passarão a ser utilizadas para a criação de aulas virtuais em escolas da rede estadual de São Paulo. A decisão é do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e passa a valer a partir do 3º bimestre deste ano.

publicidade

Asteroide do tamanho do Corcovado passa perto da Terra

Constantemente, asteroides passam próximos da Terra. Alguns desses recebem uma atenção especial e são classificados como “potencialmente perigosos” pela NASA devido à distância com que ficam do nosso planeta, como o 2013 NK4, que se aproximou de nós na última segunda-feira (15), a  3,2 milhões de quilômetros daqui.

Habitats infláveis podem ajudar a humanidade a colonizar a Lua e Marte

Uma série de habitats espaciais infláveis, o maior dos quais poderia fornecer tanto volume interno quanto um estádio esportivo, está em desenvolvimento pela startup norte-americana Max Space. O objetivo é apoiar a humanidade a se expandir no espaço, ocupando a Lua e até Marte.

publicidade

NASA revela que helicóptero “morto” em Marte continua trabalhando

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o helicóptero Ingenuity, da NASA, sofreu um acidente em janeiro deste ano em Marte, o que o impediu para sempre de continuar voando no Planeta Vermelho. No entanto, isso não significa que ele está totalmente inutilizável.

Durante a última reunião antes da dissolução do time da missão, ocorrida na terça-feira (16), Josh Anderson, líder da equipe Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, disse que o equipamento não perdeu totalmente suas capacidades científicas.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!