Com o passar do tempo, a tecnologia de pagamentos vem sendo aprimorada. Dos cartões com chips para o NFC e carteiras digitais, agora para o Click to Pay, recém-implantado no Brasil.

Essa tecnologia, estabelecida na Europa e nos Estados Unidos, reúne vários mecanismos de segurança, como tokenização, autenticação multifatorial e outros, para garantir melhor experiência no e-commerce para consumidores e maior conversão de vendas para lojistas.

publicidade

Leia mais:

Basicamente, o usuário cadastra seus cartões no sistema, criado por grandes do sistema de cartões de crédito, como Visa e MasterCard, e, em e-commerces filiados, pode pagar apenas selecionando o cartão que deseja, sem logins e senhas.

publicidade

Diversos players da indústria de meios de pagamento, ao lado da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), lançaram, em fevereiro, a padronização do Click to Pay em todo o País.

Uma pesquisa de 2023 feita pela Visa em parceria com o Instituto Ipsos no Reino Unido e Espanha apontou que a segurança dos dados pessoais proporcionada pelo Click to Pay é diferencial que estimulou 62% dos usuários a adotá-lo para realizar seus pagamentos online, segundo a própria Visa.

publicidade

Cartão de crédito, pagamento
Dos cartões de crédito… (Imagem: Teerasak Ladnongkhun/Shutterstock)

Click to Pay é a nova onda do e-commerce

  • Uma das premissas do Click To Pay é a segurança;
  • A solução reúne várias tecnologias que visam proporcionar segurança nas transações online;
  • Além disso, busca aumentar a conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais e diminuir as fraudes.

Abaixo, conheça os principais diferenciais de segurança da solução.

publicidade

Tokenização

Ao cadastrar um cartão no Click To Pay, o sistema de tokenização substitui os 16 dígitos do cartão de débito ou crédito por um número individual, o conhecido “token”. Cada token é único para cada dispositivo, site ou app de compras, armazenado em ambiente seguro pela bandeira do cartão.

Dessa forma, os comércios acessam apenas os dados para realização do pagamento, podendo armazená-los apenas com o aval do consumidor.

A tokenização ajuda na adição de camadas de segurança. Na primeira compra com o Click To Pay, a credencial tokenizada será vinculada ao dispositivo utilizado, de modo a identificar que é o consumidor que está realizando a transação.

Além disso, a tokenização combate fraudes relacionadas a pagamentos digitais, pois esse componente dinâmico torna as transações mais seguras em cada transação. Ao final de 2023, só pela Visa, a tecnologia chegou a seis bilhões de credenciais emitidos com token no mundo, superando o número de cartões físicos em circulação, segundo a empresa.

No Brasil, mais de 50% das transações online realizadas com credenciais Visa já são tokenizadas, segundo a companhia. Os dados indicam boas chances de crescimento para a popularização do Click to Pay no país e queda significativa nas fraudes online. A expectativa da Visa é que consumidores tenham mais confiança para comprar nos e-commerces e as operações dos varejistas serão simplificadas e menos custosas.

Criptografia avançada e autenticação multifatorial

O Click to Pay utiliza tecnologias de criptografia avançada e autenticação multifatorial para proteger as informações de pagamento dos clientes. Os dados são criptografados e armazenados em servidores seguros para não serem compartilhados irregularmente, diminuindo riscos de fraude e roubo de identidade.

No caso do Click To Pay, o e-commerce acessa às informações tokenizadas dos consumidores para liberar a compra, mas não pode armazená-las, contribuindo para maior segurança e diminuindo riscos de vazamento de dados.

O relatório Data Breach Incident Report, da Verizon, de 2023, mostrou que informações de pagamento e de credenciais são os principais dados comprometidos em incidentes de varejistas, 37% e 35%, respectivamente, mostrando que o Click to Pay pode ser suposta “tábua de salvação” para o comércio eletrônico.

Pagamento com Apple Wallet (iPhone) via Cardmapr/Unsplash
… à aproximação e smartwatches (Imagem: Cardmapr/Unsplash)

Como funciona o Click to Pay?

O Click to Pay é forma mais rápida e segura para o cliente realizar o pagamento online. Na prática, a funcionalidade é apresentada como opção de pagamento do e-commerce, junto às demais já utilizadas. Ao escolher o Click to Pay, o cliente informa seu e-mail e passa por rápido processo de autenticação em dois fatores.

Após a confirmação, ainda no próprio portal/app do e-commerce, o pagamento é finalizado, sem necessidade de inserção de informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança.

Isso acontece, pois tais dados já estarão na base do Click to Pay, emitidos conforme a bandeira correspondente do cartão (ex.: Visa, MasterCard). Todas as informações são tokenizadas, ou seja, os dados sensíveis são transformados em credenciais digitais únicas e criptografadas.