Batizado em homenagem à astrônoma estadunidense que descobriu a matéria escura, o Observatório Vera C. Rubin, que está em fase de conclusão no Chile, iniciará em breve uma ambiciosa pesquisa de 10 anos do céu do sul.

Com um espelho de 8,4 metros e a maior câmera já construída para astronomia e astrofísica, ele vai capturar o cosmos em detalhes requintados, para ajudar a elucidar algumas das nossas maiores questões sobre o Universo.

E tem brasileiro na equipe! Bruno Quint é um cientista de comissionamento/testes que trabalha no observatório. Seu principal papel é apoiar a integração e teste de sistemas. À medida que a construção do local se aproxima do fim, vários componentes juntos vão sendo integrados, e é necessário garantir que eles funcionem de maneira adequada em conjunto.

Bruno Quint, cientista de comissionamento/testes do Observatório Vera C. Rubin é o convidado desta sexta-feira (26) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Devido ao cronograma apertado, esses testes são realizados à noite. Bruno é um dos responsáveis pelo planejamento dos testes e pela preparação para que sejam executados facilmente. Ele também faz parte da equipe que coleta e analisa os dados obtidos nesses testes para confirmar se o sistema se comporta conforme o esperado.

Bruno iniciou a carreira como estudante de graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no sul do Brasil, onde estudou Física e envolveu-se em projetos de instrumentação astronômica. Depois, mudou-se para São Paulo, onde fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, transferiu-se para o Observatório Gemini, no Chile, onde trabalhou como desenvolvedor de ciência de dados, concentrando seus esforços no design de testes unitários e na manutenção de ferramentas de integração contínua para o pacote Dragons (sigla em inglês para “Redução de Dados para Astronomia do Observatório Gemini Norte e Sul”).

É com ele que vamos conversar nesta sexta-feira (26), no Programa Olhar Espacial, para saber todos os detalhes do projeto e qual o atual estágio de construção do Observatório Vera C. Rubin. Você não pode perder!

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).