Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a primeira parada da Lua na “turnê mensal” de maio pelos planetas do Sistema Solar foi em Saturno. O encontro, no entanto, foi às escondidas, já que a dupla não estava visível no céu naquele grande momento.

Agora, chegou a vez da aproximação entre a Lua e Marte, que acontecerá no sábado (4). E, desta vez, será o mesmo “esquema” – longe das nossas vistas.

Na perspectiva de um observador localizado em São Paulo, por exemplo, eles estarão visíveis entre 3h25 e 5h52 (pelo horário de Brasília), com a conjunção – quando os dois astros compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre) – ocorrendo às 23h25.

Configuração do céu no momento da conjunção entre a Lua e Marte neste sábado (4). Crédito: SolarSystemScope

Desde a madrugada anterior, no entanto, o Planeta Vermelho já vai estar bem próximo do nosso satélite natural no céu acima do horizonte a leste (direção onde nasce o Sol).

A Lua, na fase minguante, estará em magnitude de -10.5, e a de Marte será de 1.1, com ambos na constelação de Peixes. Quanto mais brilhante um corpo parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

O par estará próximo o bastante para caber dentro do campo de visão de um telescópio, sendo facilmente visível também a olho nu ou com um par de binóculos.

Neste mês, a Lua ainda passa novamente por Saturno, no dia 31, quando também se encontrará com Netuno. Essa série de conjunções ocorre porque a Lua orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

Plantas podem crescer em “fazendas” na Lua e em Marte

Estudos apontam que as plantas podem sobreviver em baixa gravidade. A descoberta começou com a missão chinesa de exploração lunar, Chang’e 4, que pousou na Lua em janeiro de 2019, levando a bordo sementes de quatro diferentes espécies para cultivar em solo lunar.

Avançando mais de quatro anos, os primeiros resultados do experimento foram divulgados em 2023. O teste consistia em avaliar como a baixa gravidade e a alta radiação seriam um problema para as plantas. Saiba mais aqui.