Olhar Espacial recebe casal de “caçadores” de auroras

Natália e Alex Correia descobriram juntos a paixão por auroras desde a primeira vez que viram, em 2013, na ilha de Svalbard
Flavia Correia17/05/2024 10h15, atualizada em 17/05/2024 13h45
Natalia-e-Alex-Correia-01
Natália e Alex Correia, casal de caçadores de auroras. Crédito: Arquivo Pessoal
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esta semana, conforme noticiado pelo Olhar Digital, foi de intensa atividade no Sol. Especialmente, em relação a uma região hiperativa denominada AR3664 que produziu uma variedade de erupções de classe X (o tipo mais forte).

Uma delas, inclusive, categorizada como X8.7, foi a 17ª mais poderosa de todos os tempos e a mais potente do atual ciclo solar de 11 anos, que teve início em 2019 e cujo pico é esperado para acontecer entre meados deste e início do próximo ano.

Como consequência de toda essa agitação – que contou até com jatos de plasma canibais (saiba mais aqui) – a Terra foi golpeada por tempestades geomagnéticas (perturbações na magnetosfera do planeta perfurada pelo material solar violento). 

Na sexta-feira passada (10), uma tempestade geomagnética de grau G4 (o segundo mais alto de uma escala que vai de G1 a G5) provocou a formação de auroras em diversos países, além da interrupção de sinais de rádio e satélites de navegação.

Considerado a maior exibição de auroras da era moderna, o show de luzes foi tão incrível nos últimos dias, que elas chegaram até a fronteira do Brasil!

Para falar sobre esse fenômeno espetacular, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (17) recebe Natália e Alex Correia, um casal de “caçadores” de auroras. Eles descobriram juntos a paixão pelas luzes do norte desde a primeira vez que testemunharam, em 2013, na ilha de Svalbard, norte da Noruega. 

Natália e Alex Correia, caçadores de auroras, são os convidados desta sexta-feira (17) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

A partir dali, os dois entraram de cabeça no mundo das auroras, estudando tudo sobre o fenômeno, tendo viajado para o Ártico diversas vezes e presenciado incontáveis e mágicas luzes no céu.

Praticante de astrofotografia, Alex já teve uma de suas impressionantes capturas publicada como Imagem Astronômica do Dia pela NASA – que, claro, só poderia ser o registro de uma belíssima exibição de aurora (confira aqui).

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.