A Stellantis é uma das maiores marcas de carros do mundo. Talvez você não esteja ligando o nome à cara – ou aos veículos, no caso. Mas o conglomerado tem sob o seu guarda-chuva montadoras do porte de Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep.

A lista, que já chegou a ter impressionantes 20 companhias, acaba de aumentar. A Stellantis anunciou, nesta semana, uma joint venture com a chinesa Leapmotor.

publicidade

Leia mais

Os europeus ficarão com 51% das ações e terão direito a vender os carros da Leap em outros países, com exceção da própria China.

publicidade

O projeto é bastante ambicioso e sairá bem rápido do papel. As operações em território europeu começam já em setembro, com a chegada da marca à França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Romênia. A Stellantis pretende começar as vendas no continente com 200 pontos, expandindo para 500 até 2026.

Ainda neste ano, a ideia é levar a marca para o resto do mundo, o que inclui o Oriente Médio, alguns países da África e o Brasil.

publicidade
stellantis
Imagem: MikeDotta / Shutterstock.com

Negócio estratégico no mundo dos carros

Você pode estar se perguntando: por que um dos maiores conglomerados do mundo resolveu gastar dinheiro para comprar uma pequena startup chinesa? A resposta é simples: carros elétricos.

A Leapmotor tem apenas 4 veículos em seu portfólio, todos movidos a bateria. A ideia inicial é vender dois deles no mercado global. Dependendo da recepção, esse número pode aumentar.

publicidade

Ao adquirir a montadora, a Stellantis tenta entrar forte nesse mercado em ascensão – e que é amplamente dominado pelos chineses (com exceção da Tesla).

Com a Leap, a marca terá acesso a tecnologia e produtos prontos para venda. E são, aparentemente, bons produtos. Alguns especialistas estão comparando um dos modelos ao BYD Dolphin Mini, o novo queridinho dos brasileiros.

Vamos, então, começar falando dele…

Conheça o T03

Imagem: Divulgação/Leapmotor
  • O T03 é considerado um hatch compacto.
  • É um carro bem pequeno, com 4 portas e que lembra muito um Fiat Mobi.
  • O modelo mede 3,62 m de comprimento, ou seja, é um pouquinho maior que o Mobi, mas menor que um Citröen C3.
  • A marca chinesa, porém, garante que o modelo tem um bom espaço interno.
  • O porta-malas, por exemplo, tem capacidade para 211 litros, mas pode expandir para 508 com os bancos abaixados.
  • O T03 tem bateria LFP de 41,3 kWh, que garante até 401 km de autonomia pelo ciclo CLTC.
  • O hatch é movido por um único motor elétrico de 108 cv e 16,8 kgfm.
  • O carro conta ainda com painel digital e central multimídia, além de recursos tecnológicos como frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
  • O preço atual na China é de 49.900 yuans, aproximadamente R$ 35.500 na conversão direta.
  • Mas é claro que ele será mais caro que isso no Brasil (tem gente achando que ficará abaixo dos R$ 100 mil, o que é bastante ok para um carro elétrico).

Conheça o C10

Imagem: Divulgação/Leapmotor
  • O outro modelo que a Leap International vai vender será o C10, um SUV que tem o tamanho de um Jeep Commander.
  • A versão elétrica tem motor traseiro de 231 cv e 32,63 kgfm, podendo alcançar 170 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
  • Já a bateria tem 69,9 kWh de capacidade e oferece até 530 km de alcance no ciclo CLTC.
  • O design é moderno e clean, sem muitas curvas.
  • Vale ressaltar que o modelo já recebeu o Prêmio de Ouro 2024 do French Design Awards em 2024.
  • Na parte de segurança, a Stellantis destaca as 5 estrelas conquistadas no E-NCAP.
  • Também é possível ver que o SUV é equipado com um LIDAR na parte superior do para-brisa, o que garantirá alguns sistemas avançados de condução autônoma.
  • Na China, o C10 é vendido por 128.800 yuans, cerca de R$ 91.500.
  • De novo, o preço será bem mais alto que isso por aqui.

As informações são da CNN.