Enfrentando um mercado em desaceleração, a Volkswagen e a Renault decidiram engavetar sua parceria para o desenvolvimento de um veículo elétrico mais acessível. À Reuters, Luca de Meo, CEO da Renault, confirmou o fim das negociações e lamentou: “Oportunidade perdida”. 

O que você precisa saber: 

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  • A Renault confirmou em fevereiro que estava em negociações com a Volkswagen para construir um minicarro elétrico de baixo custo para o mercado europeu; 
  • A ideia veio como estratégia para competir com os elétricos chineses, que estão avançando em vários mercados; 
  • Não ficou claro o motivo para a VW encerrar as negociações. A montadora não quis comentar o fim da parceria; 
  • A Renault, no entanto, pontuou que continua aberta para outras fabricantes que queiram se juntar a ela no projeto; 
  • Vale destacar que a Renault ainda irá lançar a próxima geração do Twingo, projetada para cobrir a lacuna de EVs mais acessíveis. O plano é que o modelo esteja à venda em 2026. 

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Apesar do mercado incerto, a Renault está entre as montadoras europeias correndo para produzir elétricos que tenham um preço semelhante aos veículos a combustão interna — para evitar perder para os concorrentes chineses que têm a Europa como alvo com elétricos de baixo custo. 

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A empresa já esperava, inclusive, que a parceria com a VW não vingaria, e pontuou na época que continuaria com o projeto mesmo sozinha. “Não tenho tempo a perder, então não vou adiá-lo”, disse de Meo. 

Não apenas a Renault, a Hyundai também demonstrou recentemente que não irá recuar ante a um mercado lento. A fabricante disse que irá dobrar seu investimento em veículos elétricos, o que inclui uma nova fábrica dedicada na Geórgia que custará US$ 7,6 bilhões a montadora. Saiba mais aqui