O Brasil pode receber helicópteros Black Hawk e outros equipamentos relacionados à aeronave. O Departamento de Estado norte-americano aprovou a possível venda de 12 unidades por um valor estimado de US$ 950 milhões (R$ 4,9 bilhões).

Leia mais

publicidade
Helicópteros são usados pelas forças armadas de vários países (Imagem: Yeongsik Im/Shutterstock)

Uma das aeronaves militares mais famosas do mundo

Segundo o governo dos Estados Unidos, os principais fornecedores seriam as empresas Lockheed Martin e a Sikorsky. Os helicópteros têm diversos propósitos e são usados pelas forças armadas dos EUA e de outros 34 países.

Atualmente, existem mais de quatro mil unidades de Black Hawks no mundo. A maioria (2.135) pertencem ao Exército dos EUA.

publicidade

Pesando quase 6.000 kg, o Black Hawk pode transportar 11 passageiros sentados e 4 tripulantes, além de permitir a carga de até 4.000 kg. A aeronave pode ser usada para entrar e sair de zonas de combate. Ainda pode levar ou retirar tropas de um local de conflito, além de atuar como bombeiro aéreo e patrulheiro de fronteiras, entre outros usos.

Um novo modelo foi desenvolvido recentemente como um helicóptero armado para dar apoio a tropas no chão ou servir como escolta. É uma aeronave que pode voar mais alto do que as anteriores.

Helicóptero Black Hawk (Imagem: VanderWolf Images/Shutterstock)

Helicópteros já atuam no Brasil

  • A Força Aérea Brasileira (FAB) já conta com helicópteros desse modelo.
  • Nas enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo, um Black Hawk foi usado em uma missão de substituição de gerador no município de Cachoeira do Sul, e também foi usado em missões de resgate na região da cidade de Agudos.
  • Em abril, uma aeronave foi usada em uma operação para destruir motores de garimpeiros que estavam na Terra Indígena Yanomami.