Assim como a SpaceX, a Boeing tem um acordo bilionário com a NASA para transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional (ISS). Esses serviços serão executados pela cápsula CST-100 Starliner.

Após uma série de adiamentos, pelos mais diversos motivos, tudo indica que, finalmente, a espaçonave vai atravessar a fronteira final rumo ao laboratório orbital. Relembre aqui detalhes da tentativa mais recente.

publicidade
A pilha formada pelo foguete Atlas V mais a cápsula Starliner voltando para a plataforma de lançamento na quinta-feira (30), após investigação sobre vazamento de hélio. Crédito: ULA

A missão foi reprogramada para ser llançada no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nesta quarta-feira (5), às 11h52 (pelo horário de Brasília).

Você poderá acompanhar esse momento histórico junto com o Olhar Digital, em todas as plataformas (no site, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok), a partir das 11h30.

publicidade

Leia mais:

Quem são os tripulantes da Starliner?

O piloto do CTF (sigla para Voo Tripulado de Teste) da Starliner será Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes. 

publicidade
Barry “Butch” Wilmore e Sunita Williams são os tripulantes da missão CFT da Boeing Starliner para a NASA com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Mike Fincke foi escalado como suplente. Crédito: Divulgação NASA/Boeing – via Twitter

Ao lado dele estará Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas. Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.

Esta será a terceira decolagem da Starliner até o momento. A cápsula foi lançada pela primeira vez em dezembro de 2019, em uma missão de teste não tripulada à ISS que não conseguiu chegar ao seu destino. A espaçonave teve sucesso em sua segunda tentativa, um voo não tripulado para o laboratório orbital em maio de 2022.

publicidade

Os tripulantes vão percorrer o mesmo caminho daquela ocasião, até atracar no laboratório orbital para uma estadia de duas semanas.