Projetada pela Boeing por encomenda para a NASA, a espaçonave Starliner está pronta para um lançamento de teste, denominado OFT-2 (sigla em inglês para voo orbital de teste 2) e agendado para esta quinta-feira (19).

De acordo com um comunicado emitido pela agência espacial norte-americana, a decolagem será a partir do Complexo de Lançamento Espacial-41 da Estação de Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, às 20h54, pelo horário de Brasília.

Cápsula Starliner empilhada no foguete Atlas V, da ULA, para o lançamento desta quinta-feira (19). Imagem: Boeing

Após passar por uma revisão de prontidão na semana passada, principalmente em razão dos vários problemas que provocaram alguns adiamentos no lançamento do OFT-2 (esta já é a quarta data reservada para o teste de voo orbital), a cápsula foi finalmente acoplada ao foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), e conduzida à plataforma de lançamento.

No Twitter, a Boeing compartilhou um vídeo de dois minutos que mostra o caminho percorrido pela espaçonave, desde a saída da Instalação de Processamento de Tripulação Comercial e Carga da empresa no Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, até a chegada no Centro de Integração Vertical (VIF) da ULA na Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, que fica ao lado do KSC.

publicidade

Acompanhada por técnicos, a Starliner se locomove pelo KSC e toma seu rumo até o VIF, onde é içada por guindaste para ser encaixada no topo do foguete. 

Como o próprio nome indica, essa será a segunda tentativa de alçar a espaçonave à órbita. A primeira não teve sucesso: em dezembro de 2019, o veículo espacial passou por vários problemas de software, ficando “encalhado” em uma altura de órbita baixa da Terra por aproximadamente dois dias antes de cair no oceano.

Leia mais:

Voo de teste orbital da Boeing Starliner foi adiado diversas vezes

Uma revisão da NASA feita em julho de 2020 sobre o frustrante primeiro voo de teste da Starliner identificou 80 correções necessárias para lidar com as falhas e problemas de software.

De acordo com o site SpaceFlightNow, abordar essas questões levou tempo, e o processo foi agravado por fatores como a pandemia de Covid-19 em curso, além de quedas generalizadas de energia no Texas durante os testes. 

Em 22 de julho de 2021, o sistema parecia estar quase pronto para ser lançado depois de ter sido submetido à revisão de prontidão de voo (FRR) para um lançamento previsto para 30 de julho. Essa data, no entanto, foi abortada devido a um acidente com o módulo Nauka da Rússia, que atracou na ISS e inclinou severamente o complexo orbital. 

Depois disso, as equipes encontraram um problema de válvula na plataforma de lançamento da Starliner, que exigiu uma investigação a fundo, adiando o lançamento para 3 de agosto. No entanto, até essa data as análises e correções não tinham sido concluídas, sendo necessário mais um adiamento.

Então, em 5 de agosto, as equipes da NASA e da Boeing resolveram conduzir o foguete Atlas V de volta ao Centro de Integração Vertical no Complexo de Lançamento-41, para acessar a Starliner mais diretamente a fim de corrigir o problema da válvula.

Com a busca contínua pela solução dos problemas das válvulas, juntamente com uma agenda de lançamentos lotada para a ISS, a missão foi suspensa até 2022, mas sem uma data programada, até que tudo fosse sanado.

No fim de 2021, os engenheiros puderam concluir que a principal causa da anomalia tem relação com as interações de umidade com o oxidante, criando uma corrosão que selou as válvulas.

Assim, a equipe Starliner resolveu o problema da válvula, trocando o módulo de serviço por um que seria usado num próximo voo, o chamado teste de voo da tripulação (CFT), que terá astronautas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!