(Imagem: Lewis Tse/Shutterstock)
A União Europeia vai impor uma tarifa adicional sobre veículos elétricos (EVs) importados da China, anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira (12). As tarifas extras, que passam a valer em julho, chegam a 38%.
A tarifa adicional não é a única cobrada sobre veículos importados da China na UE. O bloco econômico já tem um imposto de 10% sobre veículos chineses comercializados em países-membros do bloco econômico.
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O presidente dos EUA, Joe Biden, fez algo parecido no país em maio. Por lá, as tarifas sobre EVs chineses aumentaram de 25% para 100% (medida criticada por Elon Musk, CEO da Tesla). Essas medidas são em resposta ao medo na indústria de que EVs baratos da China inundem os mercados e quebrem fabricantes locais – europeus e estadunidenses, no caso.
Os objetivos das novas tarifas são “remover a substancial vantagem competitiva injusta” dos EVs chineses e garantir que eles “compitam em condições equitativas”, segundo comunicado publicado no site da Comissão Europeia.
As tarifas variam conforme a empresa. Confira abaixo:
A tarifa adicional (detalhada no site da Comissão Europeia) vem após meses de investigação, que concluiu que as fabricantes chinesas de EVs se beneficiam de subsídios estatais injustos. Esses subsídios permitem às companhias chinesas vender seus veículos por preços mais baixos que os concorrentes, segundo a investigação.
O Ministério do Comércio da China manifestou insatisfação sobre a medida. “A UE ignorou os fatos e as regras da OMC [Organização Mundial do Comércio], ignorou repetidas objeções da China e ignorou os apelos e dissuasões de muitos governos e indústrias dos estados-membros da UE”, afirmou a pasta, em comunicado.
Atualmente, veículos elétricos fabricados na China representam cerca de 37% de todas as importações de EVs no bloco econômico, segundo um estudo recente do Rhodium Group.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de junho de 2024 14:55